35.1 C
Jacobina do Piauí
14 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

No Piauí, mãe com Covid recebe alta da UTI e é aplaudida na maternidade

Foi ao som da música “Conquistando o Impossível”, cantada em coro por profissionais da saúde, que uma das pacientes da Maternidade Dona Evangelina Rosa deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) onde estava internada com Covid-19 nesta sexta-feira(08).

O estado era grave e inspirava cuidados, mas a mãe conseguiu responder ao tratamento, foi para uma ala isolada e evolui bem ao tratamento, podendo ter alta ainda neste final de semana.

Mãe de uma menina que nasceu no dia 23 de abril, a paciente ficou na UTI durante 15 dias. A bebê não foi contaminada e já está em casa.

Além dela, outra paciente, que teve gêmeos, transferida da maternidade do Promorar, para a Evangelina Rosa, também contraiu o vírus e precisou de UTI. Ela também já recebeu alta da unidade e está em uma ala isolada, também respondendo ao tratamento. Ela precisou de menos tempo na UTI.

Os gêmeos, que nasceram no dia 03 de maio, não contraíram o vírus e já estão em casa.

A Maternidade Evangelina Rosa é referência no atendimento da doença para gestantes e bebês neonatal. E está com todos os setores orientados e treinados para trabalhar no combate à pandemia que envolve todos as áreas da instituição. A MDER tem disponíveis dez leitos de UTI e 16 leitos de internação clínica. Além da Ala E que está disponibilizada para receber gestantes e puérperas com casos confirmados da doença.

Cuidados para evitar a contaminação

Foi instalado, na parte externa da maternidade, um estande com consultório e recepção para receber gestantes e orientá-las, testá-las e classificá-las quanto ao risco, além encaminhá-las para o local indicado. Uma ambulância é disponibilizada para transferência pacientes em casos necessários.

Quanto a supostos casos de profissionais e pacientes testados e possivelmente infectados, a MDER informa que, assim como em todos os órgãos de saúde, os testes são encaminhados para Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e Ministério da Saúde. Além disso, vem tomando medidas especiais para proteger pacientes e colaboradores, como, por exemplo, não está sendo permitida a presença de acompanhantes nos Centros Cirúrgicos (CC), Obstétrico (COS) e Sala de Recuperação pós-anestésica. As visitas a pacientes estão suspensas.

A diretoria da Casa também orientou a ficar em casa em isolamento social os servidores que têm mais de 65 anos e aqueles acima de 60 que possuem comorbidades (associação de duas ou de várias doenças que aparecem de modo simultâneo) ou sintomas da Covid-19. Os setores administrativos estão trabalhando em escalas alternadas para evitar aglomerações. O uso de aparelho celular também está proibido em alas de tratamento da Covid-19.

Caroline Oliveira
Com informações da Mder

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais