23.1 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacionalPolítica

No Piauí, ministra da Mulher cita Janaína Bezerra e anuncia pacto contra o feminicídio

Foto: Regis Falcão/Ccom

Em visita a Teresina nesta quinta-feira (16), a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, citou o caso da estudante Janaína Bezerra, estuprada e morta na Universidade Federal do Piauí (Ufpi), e disse que a prioridade do governo do presidente Lula (PT) será o combate ao feminicídio.

Cida Gonçalves ainda informou que serão anunciadas no dia 08 de março um pacote de medidas no enfrentamento à violência contra a mulher.

“Eu queria dar um abraço na família, prestar a minha solidariedade. Queria dizer que o presidente Lula quando me colocou para ser ministro uma das grandes questões que me colocou foi o enfrentamento ao feminicídio. Esse é um desafio que foi colocado para nós e vamos fazer ações para julgar e punir feminicídios na nossa cidade. São ações que vamos firmar com um pacto nacional contra do feminicídio, porque não é um problema só do governo é da sociedade também”, destacou.

Entre as ações anunciadas pela ministra estão o Pacto Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio, a revisão do programa Mulher Viver Sem Violência, além da revisão no Disk 180. O mecanismo passará a atender a todas as formas de violência contra as mulheres.

Foto: Regis Falcão/Ccom

Cida Gonçalves ainda acrescentou que para a implementação das ações vai depender da recomposição do orçamento do ministério, que está na casa dos R$ 23 milhões. Segundo ela, esse será o grande desafio nestes primeiro 100 dias de gestão.

“Recompondo o orçamento do ministério das mulheres, pois o governo anterior só deixou R$ 23 milhões para o orçamento. Esse será o grande o grande desafio, a recomposição do orçamento. Estamos fazendo isso, discutindo e negociando com os outros ministérios, que teremos a partir da semana que vem”, declarou.

A ministra esteve em Teresina nesta manhã, onde visitou as obras da Casa da Mulher Brasileira com o prefeito Dr. Pessoa, o superintendente Roncalli Filho e a secretária Karla Berger.

Fonte: Paula Sampaio  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais