25.7 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

No Piauí, Moro diz que dará preferência a juiz de carreira em nomeações para o STF

Foto reprodução do Instagram de Sérgio Moro

O ex-juiz Sergio Moro, pré-candidato à Presidência da República pelo Podemos, disse nesta quinta-feira (10) em Teresina que, se eleito, dará preferência a um juiz de carreira em eventual indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O próximo presidente terá o direito de indicar duas vagas para o STF, ambas em 2023, para os lugares de Ricardo Lewandowski e Rosa Weber. A aposentadoria é compulsória quando um ministro completa 75 anos.

“Eu pretendo ter uma preferência por magistrados de carreira, e vamos nomear pessoas de absoluta seriedade”, declarou em entrevista coletiva.

Moro cumpre agenda em Teresina desde a noite de quarta (9), quando chegou à cidade, e participou de palestras e encontros políticos.

Na composição atual do STF, quatro dos 11 ministros foram juízes: Luiz Fux, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski e Cássio Nunes Marques. Gilmar Mendes passou em concurso para juiz, mas não exerceu.

Antes da coletiva, Moro participou da filiação do ex-senador João Vicente Claudino ao Podemos e outros políticos locais. A solenidade aconteceu em um shopping de Teresina, com a presença da deputada federal, Renata Abreu, presidente nacional do Podemos, além de autoridades locais de outros partidos como vice-prefeito de Teresina, Robert Rios (PSB), a secretária de Economia Solidária, Gessy Fonseca (PSC) e o presidente estadual do PTB, Venício do Ó.

Ele foi o primeiro pré-candidato à Presidência da República a visitar Teresina este ano.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais