33.8 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralSaúde

No Piauí, Sesapi aprova realização de três mil cirurgias de catarata nos mutirões

Foto: Ascom/Sesapi

Na tarde desta quarta-feira (16) foi aprovado o incremento de três mil cirurgias de catarata no Projeto “Estratégia de Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos – Oftalmologia, 2022” (Mutirões de Catarata). A meta inicial era realizar 12 mil procedimentos até o final de 2022. Com o incremento da CIB o número de cirurgias sobe para 15 mil.

Além do aumento no número de procedimentos, a CIB também aprovou as metas do Projeto para o ano de 2023. A Sesapi pretende realizar 27 mil 101 procedimentos cirúrgicos durante o Mutirão de Catarata 2023, sendo 11 mil vagas destinadas à cirurgia do primeiro olho e 16 mil e 101 vagas para procedimentos do segundo olho.

Sesapi aprova realização de três mil cirurgias de catarata nos mutirões (Foto: Neris Júnior)Sesapi aprova realização de três mil cirurgias de catarata nos mutirões (Foto: Neris Júnior)

“Além das cirurgias de catarata, vamos realizar também as de pterígio e glaucoma para proporcionar mais qualidade de vida à população, principalmente a da terceira idade que está na fila de espera pelos procedimentos”, afirma Neris Júnior, secretário de saúde.

O Projeto, “Estratégia de Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos – Oftalmologia, 2022” (Mutirões de Catarata), já passou por quase todos os territórios piauienses, beneficiando os moradores que precisam de cirurgias de catarata.

Para ter acesso aos procedimentos cirúrgicos, os pacientes precisam procurar a Secretaria Municipal da Saúde de sua cidade onde são avaliados e encaminhados para a etapa de triagem para saber a necessidade ou não de cirurgia.

Sesapi aprova realização de três mil cirurgias de catarata nos mutirões (Foto: Neris Júnior)Sesapi aprova realização de três mil cirurgias de catarata nos mutirões (Foto: Neris Júnior)Sesapi aprova realização de três mil cirurgias de catarata nos mutirões (Foto: Neris Júnior)

Em 2023, os mutirões vão contemplar as cirurgias de Pterígio e Glaucoma, que são problemas da visão diferentes da Catarata.  O Pterígio é o crescimento de uma membrana vascularizada sobre a conjuntiva que é responsável por proteger o globo ocular. Esta membrana cresce em direção à córnea e forma um triângulo. Já o Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.

Da Redação / Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais