24.1 C
Jacobina do Piauí
19 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauíSão João do Piauí

Municípios ainda esperam recurso extra prometido por Michel Temer

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), o prefeito de São João, Gil Carlos (PT), faz um balanço positivo do ano de 2017, na perspectiva das gestões municipais. Mas nessa avaliação, Gil Carlos aponta um senão: até ontem à tarde, os prefeitos ainda aguardavam a publicação da Medida Provisória que garantisse a liberação de um extra de R$ 2 bilhões prometidos pelo presidente Michel Temer.

Esse recurso extra foi prometido em novembro, em reunião de representantes do municipalismo brasileiro com o presidente da República. Vale lembra, foi uma promessa feita quando o presidente estava empenhado em votar, em meados de dezembro, a proposta de reforma da Previdência. Os prefeitos também estavam muito empenhados, mais até que os deputados, até porque sentem na pele o problema do déficit previdenciário.

O argumento para a promessa era mais que óbvio: os gestores municipais enfrentam problemas sérios, com recursos de menos e atribuições de mais. Nas palavras de Gil Carlos, “o presidente foi sensível à reivindicação” dos representantes municipais, chegando-se a um acordo em torno de um número redondo: R$ 2 bilhões de recursos extraordinários, que deveriam ser repassados para os municípios ainda em dezembro.

Hoje é o último dia útil de mês (e do ano). E os bancos já não funcionam para atendimento ao público. A MP até pode ser publicada hoje, com garantia de transferência dos repasses. Mas, se a grana realmente for repassada, só cai nas contas das prefeituras em janeiro. Como a maior parte não paga seus ciompromissos (salários incluídos) em dia, o dinheitro será muito útil.

Vale lembrar, apenas 53 municípios do Piauí estão com o Cauc – o SPC do setor público – no azul. Os outros 171 estão no vermelho, impossibilitados de fazer contratos com o Governo Federal. No caso dos municícios com os salários em dia, aí o número deve ser ainda menor.

Profissionalização nos municípios

Ao fazer o balanço positivo em relação ao ano de 2017, o presidente da APPM relaciona algumas conquistas. Entre elas está criação de uma pauta municipalista, onde o acordo com a Presidência da República é tradutor desse agendamento. Mas Gil Carlos faz questão de destacar uma mudança na mentalidade da gestão municipal.

Segundo o presidente da APPM, os prefeitos adotaram gestão mais profissional, com planejamento mais cuidado e a otimização de recursos. Para ele, é um avanço importante. E uma mudança de perspectiva para os gestores e os munícipes.

 

DoCidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais