18 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauíSaúde

Notificações de dengue aumentaram 70% desde o início do ano no Piauí

Notificações de dengue subiram 70% no começo deste ano e Sesapi faz apelo à população - Foto: O Dia

O boletim epidemiológico da dengue divulgado nesta quinta-feira (30) pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) aponta um aumento de 70% nas notificações da doença em comparação com o mês de janeiro. No primeiro trimestre de 2020, o Piauí registrou uma queda de 56% no total de notificações em relação ao mesmo período do ano passado. Em contrapartida, o Laboratório Central (Lacen) teve um aumento de 60% nos casos de exames positivos para dengue.

Os números preocupam no momento em que se vive, principalmente por conta da sobrecarga do sistema de saúde em decorrência do coronavírus. É que segundo as autoridades de saúde, cerca de 2% dos pacientes acometidos por dengue precisam ser internados, especialmente aqueles com manifestações hemorrágicas.

Um outro aspecto que preocupa ainda mais é o fato de que está havendo uma subnotificação de dengue devido à pandemia. “Pessoas podem estar doentes de dengue em suas residências e por conta do isolamento, não procuram os hospitais. A coexistência dos picos de dengue, zika, chikungunya e Covid-19 pode levar ao colapso do nosso sistema de saúde, tanto do atendimento ambulatorial quanto de internação em ambientes de enfermaria e de unidade de terapia intensiva”, enfatiza Herlon Guimarães, superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi.

Por isso, ele faz um apelo à população para redobrar a limpeza dos ambientes domésticos a fim de evitar a formação de criadouros do mosquito.  “Os cuidados com a dengue devem ser o ano todo. Qualquer superfície que acumule água pode ser propícia para o mosquito se desenvolver. Vamos redobrar os cuidados para não sermos acometidos duplamente dos vírus do Covid-19 e da dengue”, finaliza.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações da Sesapi

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais