28 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeralSimões

Nova empresa investirá R$ 17 bilhões na exploração de minérios em Simões

O governador Wellington Dias recebeu, nesta segunda-feira (25), no Palácio de Karnak, os representantes da empresa B&BIZ, que apresentaram uma proposta de projeto para a exploração de minérios no Piauí. A iniciativa já possui licenciamento ambiental para implantação e prevê a extração de dois milhões de toneladas de minério de ferro no município de Simões.

“É um dia especial para Piauí. Solicitaram muito o projeto do Ceará que faz sucesso com a siderúrgica e que hoje tem grandes investimentos e recebe uma grande quantidade de empresas. O fato é que o Ceará busca o minério em Minas Gerais e o Piauí pode ser esse fornecedor de mineração certificada”, explica a deputada federal pelo Ceará, Gorete Pereira.

De acordo com governador, o desenvolvimento do projeto passa também pela conclusão das obras da Ferrovia Transnordestina. “Do ponto de vista do Estado, a gente vai buscar a questão dos incentivos fiscais e quando o projeto estiver pronto, também o licenciamento ambiental. Também nos cabe acompanhar, em nível de Governo Federal, o principal elemento que é a logística da implantação da Rodovia Transnordestina”, declara.

“O Piauí tem um minério de excelente qualidade e tem o projeto dessa grande ferrovia que é a Transnordestina. O custo de extração e transporte diminuirá consideravelmente, diferente da siderúrgica do Ceará, na qual todo minério vem de Minas Gerais ou de Carajás (PA), por trem ou navio. A empresa do Piauí diminuirá o custo, aumentará a competitividade e, por consequência, teremos um mercado muito mais abrangente do que em outros lugares que possuem custos elevados”, corrobora o deputado federal Júlio César.

Para o representante da B8BIZ, Miguel Bentez, a iniciativa reforça o trabalho de mineração já iniciado na região sul piauiense. É um projeto de Estado ancorado por uma Siderúrgica que é associada com infraestrutura e logística, desenvolvendo minerações locais.

O próximo passo para a implantação do projeto é viabilizar um termo de compromisso, concomitante a uma análise das alternativas. Segundo representantes da B8BIZ, Miguel Bentes e Chrisanto Lima, a empresa trabalha com estruturação e gerenciamento dos projetos, bem como com a prospecção de investidores estrangeiros, onde querem realizar workshows pelo mundo. Os investimentos a serem atraídos são da ordem de $ 17Bi. A Câmara de Comércio e Indústria Brasil China – CCIBC, representada por seu Diretor, Sérgio Bayas, também presente a Audiência – manifestou interesse nesses investimentos, aonde solicitou uma Audiência do Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil China, Mr Charles Tang com o Governador Wellington Dias, para que um desses primeiros Roadshows seja realizado na China.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais