32.2 C
Piauí
9 de agosto de 2022
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Nova ferrovia no Piauí vai ligar a cidade de Curral Novo a Suape

Foto: Ascom/CasaCivil

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, participou, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira (02), da cerimônia de lançamento do programa Pro-Trilhos, do ministério da Infraestrutura, que vai impulsionar o surgimento de novas ferrovias.

Foram formalizados os pedidos para a construção de 10 novas ferrovias pelo novo regime de autorização. Uma dessas novas linhas de trem vai ligar o município de Curral Novo, no Piauí, à cidade de Suape, em Pernambuco.

“Essa nova ferrovia, aliada à Transnordestina, terá um enorme impacto no desenvolvimento do Piauí. Agradeço ao ministro Tarcísio por contemplar o nosso estado”, afirmou o ministro Ciro Nogueira.

Ao todo, a ferrovia terá 717 km de extensão, com investimento privado de 5,7 bilhões, realizado pela empresa Planalto Piauí Participações. A conquista é fruto da Medida Provisória 1065/2021, editada nesta semana pelo governo federal, que permite a construção de novas ferrovias por autorização, modelo já utilizado hoje na exploração de infraestrutura em setores como telecomunicações, energia elétrica, portuário e aeroportuário.

A cerimônia marcou o lançamento do programa Pró-Trilhos, do ministério da Infraestrutura, que reúne uma série de iniciativas do governo federal para impulsionar o investimento em ferrovias no país. De acordo com o ministro da pasta, Tarcísio Gomes de Freitas, trata-se da “maior revolução ferroviária nos últimos 100 anos do país”.

Da Redação / Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais