27.9 C
Piauí
17 de outubro de 2021
Cidades em Foco
Destaque Economia Entretenimento Geral

Novo decreto de Wellington Dias acaba com toque de recolher e permite ‘eventos-testes’ no Piauí

"Evento-teste" com público reduzido e respeitando medidas de segurança contra a Covid — Foto: Divulgação

Com a diminuição do número de casos por Covid-19 e com o avanço da campanha de vacinação, o Governo do Piauí publicou um novo decreto, na segunda-feira (20), que estabelece o fim do toque de recolher e permite a realização de ‘eventos-testes’. As medidas estarão em vigor entre os dias 20 e 26 setembro.

O toque de recolher funcionava com o estabelecimento de um horário em que, neste intervalo, era proibida a circulação e pessoas em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas.

Segundo o novo decreto, festas e eventos poderão ocorrer através de projetos de eventos-testes nas áreas cultural, desportiva e agropecuária, desde que tenham sido aprovados previamente pelas vigilâncias sanitárias estadual e municipal, e apresentados em até 30 dias antes da data do início do anúncio e vendas de ingressos para o evento.

Eventos em ambientes abertos e semiabertos

A realização de atividades sociais, culturais e artísticas em cinemas, teatros, circos, auditórios e espaços de eventos, em ambientes abertos e semiabertos, podem ocorrer desde que seja com público máximo de 200 pessoas, observado o distanciamento mínimo de 2 metros, podendo haver a utilização de som mecânico, instrumental ou apresentação de músico, desde que não gerem aglomeração, nem permitam dança.

Funcionamento do comércio

Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia e estabelecimentos similares como lojas de conveniência e depósito de bebidas podem funcionar até 1h, mas não podem realizar confraternização, festas ou qualquer evento que gere aglomeração, seja no estabelecimento ou no seu entorno. Bares e restaurantes poderão funcionar com a utilização de som mecânico, instrumental ou apresentação de músico, desde que não gerem aglomeração.

Os shoppings funcionarão das 10h às 22h, mas poderão antecipar o início do horário de funcionamento para até as 9h, desde que respeitado o período máximo de 12h de funcionamento. E o comércio em geral pode funcionar até 18h.

Os estabelecimentos e atividades devem cumprir integralmente os Protocolos de Recomendações Higienicossanitárias para a contenção da Covid-19 expedidos pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí / Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí e publicados em anexo aos Decretos Estaduais, complementadas pelas normas das Vigilâncias Sanitárias Municipais.

A fiscalização das medidas determinadas neste decreto será exercida de forma ostensiva pelas vigilâncias sanitárias estadual e municipal, com o apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda Municipal.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais