37.3 C
Jacobina do Piauí
14 de maio de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeralNordeste em Foco

Novo iPhone pode vir com sensor de espaço 3D

O futuro iPhone 12, celular da Apple previsto para este ano, deverá ganhar o novo sensor 3D tipo LiDAR, o mesmo visto em carros autônomos. A empresa tem se empenhado em acrescentar tecnologias que permitam uma melhor experiência de Realidade Aumentada (AR em inglês) e Realidade Virtual (VR), em que o aparelho se torna uma janela para ver elementos digitais. Recentemente foi anunciado o iPad Pro 2020 com scanner que detecta a profundidade das coisas.

Comentava-se nos bastidores que o próximo smartphone de ponta viria com câmera tipo Time of Flight (ToF), a mesma do Huawei P30 Pro. Contudo, diante do lançamento do iPad Pro, a tendência é que o novo sensor de detecção de luz marque presença.

De acordo com o portal 9to5Mac, o código prévio do iOS 14 contém evidências de um novo aplicativo chamado Gobi que aproveita o poder dos sensores do scanner 3D. O app deve permitir que os usuários mapeiem o ambiente e visualizem mais informações sobre os objetos ao redor. Apesar das suposições divulgadas, a empresa da maçã não se pronunciou sobre o tema.

O LiDAR usa um sistema semelhante ao sensor ToF e DOF, dentro do limite de alcance de cinco metros. Os fótons de luz infravermelha disparados no ambiente calculam a distância entre os objetos para entender a profundidade de campo do lugar.

Ao apontar a câmera para o objeto desejado, o sensor receberá respostas do pulso de luz em intervalos de tempo distintos e, assim, calculará a distância específica entre o smartphone e os diferentes elementos que estão na imagem. A tecnologia não é exclusiva da Apple e pode ser encontrada em carros inteligentes que não necessitam de motoristas humanos, por exemplo.

O sensor LiDAR fica localizado na parte traseira do smartphone — Foto: Divulgação/Apple

O sensor LiDAR fica localizado na parte traseira do smartphone — Foto: Divulgação/Apple

Vazamentos no mês passado revelaram informações sobre o provável design e hardware que a nova série poderá apresentar. O recorte lançado no iPhone X pode ser substituído por uma tela sem notch, de modo a abrigar recursos como câmera de selfies, identificador do Face ID e auto-falantes na borda do celular. Recursos como uma câmera com sensor de 64 MP e bateria de 4.400 mAh também são esperados no iPhone 12 Pro Max.

A chegada do smartphone poderá ser adiada por conta das complicações causadas pela pandemia do novo coronavírus. As restrições ditadas pela disseminação da Covid-19 comprometeram o desenvolvimento da tecnologia 5G no novo iPhone, que já contava com isso na suposta ficha técnica. Diante disso, a empresa considera prolongar o prazo para a apresentação do produto.

É praxe da empresa presidida por Tim Cook lançar novos iPhones entre setembro e outubro. No entanto, rumores dão conta de que os modelos com conexão 5G podem ficar para o final de 2020 ou até mesmo 2021.

Com informações de GizchinaBusiness Today 9To5Mac

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais