26.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueEconomiaGeral

Novos investimentos: Colônia de pescadores é ampliada em Conceição do Canindé

Inaugurada em março de 2011, o projeto Z51 trata-se da Colônia de Pescadores e Aquicultores, localizada na comunidade Kolping, que fica na Barragem Joaquim Mendes, mais conhecida como Pedra Redonda, no município de Conceição do Canindé (PI), local que funciona o Projeto de Piscicultura. O projeto é destaque por distribuir peixes para toda região.

De acordo com o presidente da Colônia, Valci Pereira, o projeto passou por algumas mudanças recentemente, trazendo inovação para todos os pescadores. “A construção de dois tanques de ferro e cimento que, nós fizemos para receber o alevino, que antes a gente recebia o alevino de uma grama, duas gramas e, colocava diretamente dentro da barragem. A gente tinha muito prejuízo de ração, pois eles chegam comendo a ração em pó, e o pó ia todinho embora, dificultando assim o seu crescimento mais rápido”, afirma Valci Pereira.

Segundo Valci Pereira, desde 2016 o projeto passa por várias ampliações para beneficiar cada vez mais os produtores e a comunidade. “Nós passamos de 100 tanques para 160 tanques e, consequentemente, a produção aumentou. As vendas a gente não tem problema, porque o comercio do peixe é muito promissor e a organização que a gente está fazendo aqui, cada dia mais o nosso projeto está ficando maior, graças a Deus“, frisa o presidente da Colônia.

O projeto hoje conta com seis famílias atuando. De acordo com Valci Pereira, na semana retrasada o projeto adquiriu um carro no modelo Fiat Uno para ajudar as famílias venderem os peixes em outras localidades. Mas segundo o presidente da Colônia as novidades não param por aí.

“Os tanques redes são sustentados por umas boias (boia de sustentação), como já estão velhas, elas estão todas furadas. Então, eu fiz um oficio para o Governador (Wellington Dias) e ao Secretário da Agricultura Familiar, Herbert Buenos Aires e o governo já sinalizou positivo, inclusive já mandou solicitar essas bombonas, são 800 bombonas para o nosso projeto. Isso tem um custo alto para o governo, pois cada bombona dessas custa 60 reais, vai custar em torno 48 mil reais que é um bom investimento para o nosso projeto”, ressalta Valci Pereira.

Novos projetos

Além das inovações citadas no inicio da matéria, o projeto de Piscicultura vai ganhar mais uma inovação: o projeto de avicultura. Segundo Valci Pereira, a área para criação de aves para produção de alimentos, em especial carnes e ovos já teve início.

“Agora estamos com uma nova modalidade aqui no projeto de piscicultura que é um mini projeto de avicultura. Nós cercamos aqui uma área e ligamos hoje aqui as questões dos aspersores para fazermos aqui uma área verde. Já estamos com 100 pintos aqui, sendo criados, da galinha de corte, onde nós vamos poder também fazer mais um implemento na renda aqui para os criadores de peixes. Em curto espaço de tempo nós vamos ter além do peixe a galinha para vender pro cliente”, diz Valci.

Visita da Codevasf

Nesta quinta-feira, 23 de julho, o projeto recebeu uma visita da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). Para Valci Pereira é sempre uma honra receber a equipe da companha no projeto. “Foi uma visita muito produtiva. É sempre bom receber a Codevasf no nosso projeto”, explica o presidente da Colônia, Valci Pereira.

VEJA MAIS FOTOS!

Por Wesley Monteiro / Cidades em Foco!

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais