31.7 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralSaúde

Novos médicos cubanos devem chegar ao Piauí em 2017

O Governo Federal deu prazo de 45 dias para a contratação de novos médicos cubanos. No Piauí, cerca de 130 completam três anos de atuação em dezembro e serão substituídos por novos profissionais que só devem chegar ao Estado no próximo ano.

“O Mais Médicos é um programa federal e toda essa articulação já está sendo feita com o Governo Federal e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Esses contratos encerram agora e os profissionais que completaram três anos de contrato deixarão os estados brasileiros. O Governo Federal deu prazo de 45 dias para a resposição dos médicos por outros profissionais também cubanos. Esse prazo para a chegada dos profissionais é razoável, uma vez que, todos os anos, os médicos saem de férias e é mais ou menos o mesmo período”, explica Idivani Braga, coordenadora estadual do programa Mais Médicos.

Ao todo, 256 médicos cubanos atuam no Piauí. Destes, 79 encerram o contrato na primeira quinzena de novembro e 51 deixam o Estado no mês de dezembro.

A atuação dos profissionais de saúde foi avaliada como positiva com redução de indicadores, como por exemplo, o número de internações de crianças menores de cinco anos de idade da Atenção Básica que saiu de 53% para 44%. Outro ponto positivo é o aumento do número de pré-natais que subiu de 46% para 58%. Nesta segunda-feira(24), o governo fez uma homenagem aosmédicos no Palácio de Karnak. 

Idivani Braga ressalta que, para minizar a ausência dos médicos, o encerramento dos contratos será feito de forma escalonada. “Em municípios onde há quatro profissionais, por exemplo, há uma escala onde os quatro não saírão de uma vez, mas apenas dois. É escalonado, mais ou menos como se fosse um recesso de férias. Aredito que as coisas vão ficar organizadas”, finaliza a coordenadora do programa no Piauí.
Graciane Sousa / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais