24 C
Piauí
18 de maio de 2022
Cidades em Foco
Destaque Geral

Número de empregadores cresce 90% no Piauí e supera nível pré-pandemia

Carteira de Trabalho - Foto: Cidades em Foco

O Piauí teve um crescimento de 90% no número de empregadores formais, aqueles com registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) no primeiro trimestre de 2022. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) foram divulgados nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE).

A pesquisa mostrou que no primeiro trimestre de 2021, o Piauí tinha 16 mil empregadores formais no estado, enquanto no mesmo período este ano atingiu 29 mil empregadores. Com o crescimento, o estado superou o número de empregadores formais registrados no quarto trimestre de 2019, antes da pandemia da Covid-19, quando existiam 28 mil empregadores formais.

Já em relação aos empregadores informais, sem registro no CNPJ, comparando o primeiro trimestre de 2022 com o ano passado, praticamente ficou estável, sem aumento estatisticamente relevante, ao todo 18 mil empregadores.

Mercado de trabalho

O PNAD apontou que a quantidade de pessoas ocupadas no mercado de trabalho no Piauí, no primeiro trimestre de 2022, foi de 1,26 milhão de pessoas. O número ainda abaixo do que o estado possuía no quarto trimestre de 2019, antes da pandemia, de 1,3 milhão de pessoas.

Isso significa que o primeiro trimestre deste ano registra 2,6% a menos de pessoas ocupadas que no quarto trimestre de 2019, ou seja, menos cerca de 36 mil pessoas ocupadas.

A taxa de desocupação no Piauí no primeiro trimestre de 2022 foi de 12,3%, menor que a taxa registrada no mesmo período do ano passado, quando atingiu 15,1%, uma queda da ordem de 2,8 pontos percentuais. Segundo a pesquisa, 178 mil pessoas encontravam-se desocupadas no estado no primeiro trimestre deste ano.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais