26.4 C
Jacobina do Piauí
18 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPicos

Número de homicídios de mulheres dobra em Picos em 2019

Em Picos foram registrados 12 homicídios ao longo do ano de 2019, contra 06 em 2018, o que representa um aumento de 100%.

Desse total de assassinatos dois tiveram como vítimas mulheres, o que corresponde a um aumento, também de 100%, em relação ao ano passado quando apenas uma mulher (Maria José da Silva, de 43 anos, que era mais conhecida como “Mazé”), foi morta no município picoense.

A primeira mulher vítima de homicídio em Picos em 2019 foi a dona de casa, Francisca Gorete. Ela foi morta com uma paulada na cabeça pelo ex-marido, o garçom, Antônio José da Silva, crime ocorrido na Rua Monsenhor Hipólito, no Centro, em frente ao Instituto Monsenhor Hipólito, na madrugada da Segunda-feira de Carnaval, dia 04 de março.

No dia 11 de março de 2019 ele se apresentou na delegacia, acompanhado de um advogado, e acabou preso por força de um mandado de prisão temporária expedido pela 5ª Vara da Comarca de Picos.

No último dia 18 de novembro o Tribunal do Júri da Comarca de Picos condenou Antônio José da Silva a 15 anos e 07 meses de prisão em um julgamento que durou 14 horas e foi presidido pela juíza da 5ª Vara da Comarca de Picos, Nilcimar Rodrigues de Araújo.

A segunda mulher assassinada em Picos no ano passado foi a dona de casa, Eliana Ribeiro. Ela e o marido, Olavo Lauso de Lima, foram mortos a tiros em uma estrada vicinal entre os povoados Cristovinho e Três Potes, na noite do dias 06 de dezembro.

O marido de Eliana Ribeiro já tinha passagem pela polícia. Ele foi preso na Operação “Monte Carmelo”, deflagrada no dia 09 maio de 2014. Conforme as investigações realizadas na época, Olavo era acusado de levar um amigo para o famoso “cheiro do queijo”.

Naquela oportunidade Carlos da Silva Rocha, de 27 anos, foi morto a tiros, próximo ao Motel Fama 01 no bairro Ipueiras, após sair com Olavo na noite do dia 28 de março de 2014. As investigações apontaram que o acusado havia levado o amigo para uma emboscada a mando de um grupo de traficantes, haja vista que Carlos tinha uma divida de cerca de R$ 30.000,000 reais com os mandantes do crime. Pelo “serviço” Olavo teve perdoada uma dívida que tinha com os barões do tráfico, informou na época o então delegado Regional de Picos, Antônio Madson.

07 mulheres assassinadas desde 2015

Um levantamento feito por nossa reportagem apontou que desde 2015 pelo menos sete mulheres foram assassinadas de forma brutal no município picoense. As vítimas foram: Janaína Maria da Silva, de 27 anos (2015), Tarciana Maria Alencar Silva (2016), Jarnicleide de Holanda Leal, de 25 anos e Vera da Silva Brito (2017), Maria José da Silva, de 43 anos, a “Mazé” (2018) e Francisca Gorete e Eliana Ribeiro (2019).

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais