34.1 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPiauíPolítica

“O Piauí será um celeiro de energias renováveis”, afirmou Luis Coelho

O convidado do Café com Informação desta semana é o secretário estadual de Mineração, Luis Coelho, que bateu um papo descontraído com o jornalista Arimatéia Azevedo sobre a exploração de minérios no estado, além do investimento em energias solar e eólica que transformaram o Piauí no primeiro estado brasileiro auto-sustentável em produção de energia.

Luis Coelho começou a conversa falando sobre a Bacia Sedimentar do Parnaíba, que é uma grande promessa na produção de gás natural. “A bacia sedimentar é uma grande esperança para o Piauí. Ela é superficial o que faz as empresas acreditarem na perfuração e exploração de gás natural”, revelou.

Segundo o secretário, se houver a confirmação de gás na bacia do Parnaíba, não há porque o Governo federal negar o empreendimento. “R$ 30 milhões já foram investidos em pesquisa e se tudo correr como previsto, o Piauí vai explorar gás natural”, afirmou.

Assista abaixo a entrevista na íntegra:

De acordo com o secretário, também existem duas grandes reservas de minério de ferro no estado. Uma nos municípios de Curral Novo e Paulistana e a outra em São Raimundo Nonato. “Já existe plano de avaliação econômica, mas sem uma ferrovia para escoar a produção até um porto, não há como explorar minério de ferro”, explicou.
Em relação à produção de energia eólica, no semiárido piauiense, o secretário revelou que o parque já produz energia suficiente para abastecer todo o Piauí e que a produção deve dobrar em pouco tempo, mas que para o piauiense sentir uma redução na conta de luz é necessário que duas usinas termoelétricas brasileiras deixem de operar. “Energia termoelétrica é cara, por isso nossa conta de luz é alta e só vai baixar se deixarmos de usar estas usinas”, afirmou.

Quanto a energia solar, o secretário revelou que a maior empresa de energia solar do mundo está se instalando no Piauí. “Não tenho dúvida que o Piauí será um grande celeiro de energias renováveis”, concluiu.

Do Portal AZ

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais