26.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

OAB pede abertura de escritórios de advocacia no Piauí durante pandemia

Foto: OAB/ divulgação

A seccional piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI) encaminhou ofícios ao governador Wellington Dias e ao prefeito de Teresina, Firmino Filho, solicitando a inclusão da advocacia entre as atividades essenciais durante a crise da covid-19.

Por meio dos ofícios 185/2020 e 202/2020, de 28 e 30 de abril, respectivamente, a entidade solicita autorização para a abertura dos escritórios de advocacia para que possam funcionar durante a pandemia, sem o risco de intervenção policial ou da Guarda Civil Municipal.  A OAB-PI já havia encaminhado ofício à Prefeitura, em 20 de abril, com a mesma solicitação.

O presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, que assina os documentos, reconhece a necessidade de recolhimento social, mas justifica que o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PI) e o Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-PI), seguindo a Resolução nº 314/20, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), já determinaram a retomada dos fluxos dos prazos processuais a partir desta segunda-feira, 4 de maio.

“Dessa forma, é imperioso permitir o funcionamento dos escritórios de advocacia, pois, ainda que algumas atividades internas possam ser desempenhadas de modo remoto, a maioria das demandas exige a presença e o uso das instalações de escritório, por é lá que se encontra o aparato operacional do advogado”, diz Celso Barros Neto.

Ele argumenta ainda que a advocacia, de acordo com a Lei 8.906/94 e a própria Constituição Federal, em seu artigo 133, como “atividade indispensável” à administração da Justiça, assim como o advogado, em sua atividade privada, exerce múnus público, que é a obrigação de fazer imposta pela lei em benefício da coletividade.

“Desta forma, esperamos que o governador e o prefeito atendam a nosso pleito”, finaliza Celso Barros Coelho Neto.

CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais