22.4 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolícia

OAB-PI quer inspeção em presídios do Piauí após denúncias de tortura

Após denúncias de torturas de presos na Casa de Custódia, em Teresina, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB Piauí quer a realização de inspeção nos presídios do estado para apurar as informações relatadas. A medida foi requerida ao Juiz Titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, José Vidal Filho.

Segundo a Ordem, a inspeção tem como objetivo ainda esclarecer as denúncias de que estava sendo proibida a entrada de medicamentos de uso contínuo e as condições de higiene nos estabelecimentos prisionais.

“Foi proposto criar uma comissão de advogados(as) para, conjuntamente com representantes da Vara de Excursões Penais, realizar inspeção nos estabelecimentos, a fim de verificar, in loco, as condições de encarceramento, da saúde e de higiene dos apenados e dos presos provisórios”, informou a OAB-PI.

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB Piauí, Conceição Carcará, explicou que a intensão é garantir os direitos humanos dentro do sistema prisional. “A OAB está irresignada com este cenário e vai cumprir o seu papel institucional de resguardar os direitos humanos, que são direitos fundamentais invioláveis. O papel dessa comissão de advogados é extremamente importante, pois irá visitar todos os locais da unidade prisional, analisando a situação dos apenados que estão no local, além de apurar as denúncias de violação de direitos humanos”, afirmou.

Por: Otávio Neto / O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais