30.7 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralOeiras

Oeiras: artesanato feito em presídio é vendido em exposição

A produção artesanal dos reeducando da Penitenciária Regional de Oeiras vem ganhando destaque na primeira capital. As peças estão expostas e sendo comercializadas em um stand da 7ª edição da Expoeiras, feira agropecuária que movimenta o município e toda região até domingo(26).

O trabalho através do artesanato é uma das ferramentas de ressocialização ofertadas no sistema prisional do Piauí. Aproximadamente 20 reeducando de Oeiras produzem objetos utilizados no cotidiano do piauiense. Cestas, toalhas de mesa, porta-retratos, porta-joias, chapéus e outros utensílios são produzidos na unidade penal.

O secretário de Justiça, Carlos Edilson, observou com entusiasmo o acontecimento. “Essa oportunidade de comercialização dos produtos ao grande público é muito importante para os reeducando e suas famílias. Certamente, será um grande passo para o alcance da ressocialização”, frisou o gestor.

Para a assistente social da penitenciária, Francilândia Sousa, a atividade tem sido enxergada com bons olhos pelos detentos e seus familiares. “A gente vê a mudança e a motivação nos reeducandos com esse trabalho. Isso nos deixa muito feliz, pois são humanos, falhos como nós, e que estão querendo a transformação de vida”, relatou Francilândia.

O gerente da Penitenciária Regional de Oeiras, Isaú Moura, acredita no potencial e talento dos reeducando nessa etapa do processo de ressocialização. “Nosso objetivo é que a sociedade oeirense veja que o preso também está ocupando seu tempo com a fabricação de peças artesanais. Faremos nosso trabalho para que essa produção aumente e os reeducando possam ajudar nos sustentos de suas famílias”, comentou o gerente da unidade.

Além da ocupação do tempo e aprendizado, os produtos são comercializados na unidade penal, possibilitando uma renda aos familiares dos reeducando.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais