23.5 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralJacobina do Piauí

Oficinas de juventudes rurais do Vale do Rio Itaim é realizada em Jacobina do Piauí

A Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do projeto Viva o Semiárido, apoiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (Fida), em parceria com a prefeitura municipal de Jacobina do Piauí e a coordenadoria da juventude do Piauí (Cojuv), promoveu entre os dias 19 a 21 de julho, a  Oficina de Juventudes Rurais do Território Vale do Rio Itaim.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DO EVENTO!

O projeto viva o semiárido prioriza como público, a juventude, mulheres e quilombolas e em Jacobina do Piauí tem projetos de investimentos produtivos, que tem como objetivo o incentivo a geração de renda e empreendedorismo.

Segundo a diretora técnica da SDR, Lúcia Araújo, o  secretário de agricultura Chico Abreu solicitou uma formação para  jovens do município de Jacobina  do Piauí, que despertaram o interesse a partir do que viram e essa iniciativa terminou gerando um encontro da macrorregião do semiárido piauiense, para fazer a formação priorizando o exercício da construção, a oficina, onde várias  experiências.

“Momentos muitos oportunos de crescimento nem tão só para a juventude de Jacobina, mas também, para os jovens dos outros territórios e para todos que fazem parte do projeto viva o semiárido. Agradeço fortemente a acolhida dos jovens e a gestão do município”, afirma Lúcia Araújo.

A Oficina teve início com atividades desenvolvendo as criatividades das juventudes com Oficinas de grafite ministrado pelo Alemão, de dança “hip hop” ministrado pelo Danilo, comunicação ministrado pela Milena.

Uma roda de diálogo com a participação da Secretaria da Juventude do Piauí, o coordenador da juventude do Piauí Vicente Gomes e Vinícius Júnior,  que explanou sobre o estatuto da juventude, políticas públicas e protagonismo das juventudes. Na ocasião o coordenador da juventude Vicente, anunciou sobre o ENCONTRO NACIONAL DA JUVENTUDE DO SEMIÁRIDO, que será realizado nos dias 29/11 a 1/12, na cidade de Picos-PI, que vai reunir representantes de todos os estados do semiárido e uma parte de Minas Gerais.

Após finalizaram as práticas das oficinas, os jovens  apresentaram, compartilharam em plenária os seguintes resultados: vídeo de 5 minutos, conta no Instagram do grupo “XIQUEXIQUECOMUNICACAO”; apresentação de dança o hip hop;  muros com grafite que trabalham a temática do semiárido.

Foi apresentado as experiências de Projetos Viva o Semiárido/FIDA de juventudes rurais no Piauí. Roda de diálogo tais como: OPORTUNIDADES DE GERAÇÃO DE RENDA PARA  JUVENTUDES – Na organização e acesso às políticas públicas/ Pensando e repensando a agricultura familiar: Atividades produtivas tradicionais;  Agroecologia; Meio ambiente e organização associativa. Equidade de gênero e as juventudes.

Segundo o secretário de agricultura Chico Abreu, o viva semiárido vem contribuindo de uma forma avançada na região, e agradeceu os jovens de Jacobina que participaram e interagiram com os demais jovens de outros territórios. “É prazeroso saber que o que tentamos deu certo, sem participação de todos vocês não teríamos feito esse encontro de jovens maravilhoso”, disse o secretário.

Foi realizada uma noite cultural com a participação do grupo de dança “NÓS NEGROS “, músicos Francicleiton (Ném), Zé Jorge e apresentação do livro  “Nas Entrelinhas da Educação: Reflexão, Dilemas e Perspectivas “do João Paulo Oliveira e Rosiane Rocha.

Houve a participação dos  jovens de vários territórios do Piauí como de território vale do Itaim, vale do Canindé, vale do Guaribas, vale de São Raimundo Nonato e várias lideranças do Projeto Viva O Semiárido e outras entidades. Os participantes receberam a certificação pela participação da  Oficina de Juventudes Rurais do Território Vale do Rio Itaim.

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Gilva Carvalho / Cidades em Foco

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais