25.6 C
Jacobina do Piauí
27 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeral

Ônibus, bancários e Ufpi: veja quais serviços vão parar nesta sexta-feira

Professores, urbanitários e motoristas de ônibus são algumas das categorias que vão aderir a paralisação de 24h nesta sexta-feira (30). Mais de 20 entidades sindicais vão parar contra as reformas trabalhista e da previdência do governo Michel Temer.

Os motoristas e cobradores de ônibus no transporte público coletivo de Teresina anunciaram que vão paralisar os trabalhos até meio-dia desta sexta.

Procurada pelo Cidadeverde.com, a Strans comunicou que fará o monitoramento das empresas que paralisarem e irá emitir notificação e multa para as que não cumprirem a ordem de serviço, que é de manter a frota de ônibus circulando.

No Piauí o movimento é comandado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) que organiza um ato com concentração na Praça Rio Branco. Segundo Paulo Bezerra, presidente da CUT/PI por volta das 10h a manifestação sai em passeata pelas ruas da capital. O presidente acrescenta que a mobilização das categorias é satisfatória, mas haverá uma adesão menor ao movimento na rua.

“A mobilização está tão grande quanto a primeira greve geral. Agora tem algumas coisas que tem retraído a participação do povo, as festividades juninas, pessoas que estão entrando de férias e isso tem trazido um resultado negativo quanto a participação nas ruas, mas a adesão a greve vai ser tão grande quanto a anterior”, pontuou Paulo.

Funcionamento

O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (SINDILOJAS/PI) informa que as lojas do Centro de Teresina funcionarão normalmente nessa sexta-feira, dia 30, quando deve ocorrer movimento de paralisação de algumas categorias.

Veja outras categorias que anunciaram adesão à paralisação:

Servidores municipais

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindiserm) confirmou  ao Cidadeverde.com adesão à Greve Geral desta sexta-feira (30).  A previsão é de que todas as categorias de trabalhadores ligadas ao município de Teresina paralisem, mantendo apenas 30% de serviço, conforme previsto em lei.

Irão cruzar os braços trabalhadores em educação, saúde, agentes de trânsito, do Serviço de Atendimento de Urgência (Samu), dentre outros.  A categoria irá se concentrar a partir das 8h no Teatro de Arena, na Praça da Bandeira, Centro de Teresina. Além de discutir os textos das reformas trabalhista e previdenciárias, os manifestantes irão debater pautas locais como reajuste salarial e mudança de nível dos servidores.

Professores estaduais

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Piauí (Sinte) também vai aderir à Greve Geral. Os professores da rede estadual de ensino se concentram às 8h na Praça Rio Branco, Centro de Teresina.

A mobilização do Sinte está ocorrendo nos 27 Núcleos Regionais do sindicato. Segundo a entidade, a adesão dos trabalhadores é considerada positiva.

A categoria reivindica o fim das reformas trabalhista e previdenciária, lei da terceirização e privatização da educação básica.

Bancários 

A categoria bancária também promete se mobilizar na Greve Geral desta sexta-feira. A previsão é de que todas as agências localizadas no interior e na capital sejam afetadas por conta da mobilização.

A concentração dos bancários será na Praça Rio Branco, a partir das 8h. A mobilização da categoria visa “derrubar” as reformas trabalhista e previdenciária. “Os trabalhadores não aceitam a retirada de direitos conquistados ao longo de décadas de luta”, ressalta o Sindicato dos Bancários do Piauí.

Correios

No seu site oficial o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Piauí (Sintectpi) avisa que a categoria vai paralisar os serviços nesta sexta-feira.

A concentração dos trabalhadores será a partir das 8h, na Praça Rio Branco. A mobilização tem como intuito reforçar a luta contra as medidas do governo Temer. Além das pautas nacionais, a categoria também se mobiliza contra a decisão judicial que determina que os Correios equipem todas as agências do Piauí com segurança.

De acordo com o Sindicato, o presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos já afirmou que prefere fechar os 114 bancos postais das agências a cumprir a decisão judicial.

Urbanitários do Piauí (Chesf, Cepisa, Emgerpi/Cohab e Agespisa)

O Sindicato dos Urbanitários do Piauí também se mobiliza para a greve e estarão concentrados em frente às respectivas empresas. Em seguida a categoria se reúne as 9h na Praça Rio Branco para apoiar a mobilização geral que se concentra no local.

IFPI

Os docentes da IFPI aprovaram por unanimidade, na assembleia do dia 08/06/2017, a adesão da categoria à greve geral convocada pelas centrais sindicais para o dia 30 de junho de 2017. A greve geral reunirá novamente trabalhadores contra as reformas do Governo.

Os trabalhadores se concentração no IFPI, com o tema Arraia da Greve Geral e promovem café da manhã para estudantes e docentes.

UFPI

A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí – ADUFPI junto ao Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí – SINTUFPI e o DCE da UFPI irão aderir à Greve Geral do dia 30 de junho. O movimento será realizado em luta contra as reformas que governo Temer quer implantar.

Em Teresina os docentes, técnicos efetivos, terceirizados, discentes da Universidade Federal do Piauí e funcionários da EBSERH irão paralisar as atividades na instituição. A diretoria da ADUFPI informa que a UFPI será completamente fechada. Com exceção do Hospital Universitário serão bloqueadas todas as vias de acesso para quaisquer atividades dentro dos campi da universidade em Teresina.

A mobilização inicial acontecerá no pórtico da UFPI a partir das 6h da manhã. Haverá café da manhã no local, fala dos representantes das entidades, análise de conjuntura e entrega de panfletos. Na parte da tarde a mobilização continuará no pórtico e ao final será realizada uma assembleia geral para discutir os resultados do ato.

UESPI

Os professores da Uespi que integram a Associação de Docentes da Universidade Federal do Piauí também aderiram a paralisação e marcaram a concentração do ato da categoria para a Praça Rio Branco as 8h.

 

Fonte: Izabella Pimentel e Rayldo Pereira / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais