26.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Oposição acusa governo do Piauí de fazer “peladas fiscais” com consignados

As explicações dadas pelo secretário de Fazenda, Antonio Luiz, não convenceu a oposição sobre o atraso no repasse do dinheiro de empréstimos consignados descontados do contracheque dos servidores aos bancos. É o que diz o deputado Robert Rios (DEM). Segundo ele, o governo teria cometido “pedaladas fiscais”.

“O secretário disse a verdade. O Estado mantém a folha de pagamento artificialmente paga. Todo mês falta dinheiro para completar a folha. O Estado apenas paga parte líquida da folha e deixa de repassar o dinheiro para os bancos dos consignados, para os hospitais que atendem pelo Plamta e dos empréstimos. Isso é uma pedalada fiscal”, disse.

Robert afirma que há um descumprimento da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO). “A LDO diz quais são as receitas do governo. E não está prevista nela como receita o dinheiro do servidor do Plamta e nem o dinheiro do servidor do empréstimo consignado. Ele retém teoricamente esse dinheiro e faz disso fonte para pagar servidores, o governo ataca a Lei Orçamentária. É o mesmo caso que retirou Dilma Rousseff do governo”, destacou.

O deputado Gustavo Neiva (PSB) afirma que o governo procura esconder a realidade. “Os dados fiscais apresentados pelo governo sempre é uma maquiagem. Como podemos esconder R$ 200 milhões descontados dos servidores e não repassado para os órgãos e sindicatos. É claro que isso não é um recurso do governo. Esse dinheiro é do servidor. O governo não tem o livre arbítrio de definir para onde utilizar o recurso. O servidor apenas autorizou que esse débito fosse feito no contracheque justamente para não ter esses dissabores. E os servidores estão recebendo cobranças dos bancos”, disse.

Fonte:Lídia Brito / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais