22.4 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Pacientes chegam a hospital do Piauí com quase 90% dos pulmões comprometidos

Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano — Foto: Ascom/Sesapi

O diretor clínico Justino Moreira, do hospital do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, informou que muitos pacientes de Covid-19 provenientes de cidades da região Sul do Piauí têm chegado à unidade de saúde com 80 a 90% dos pulmões comprometidos.

O gestor informou que o quadro mais avançado da doença pode dificultar o tratamento e aumentar a probabilidade de óbito e faz um apelo: que a população procure a rede de atenção básica assim que identificarem os primeiros sintomas.

“Na fase mais grave, o tratamento já não faz muita diferença e muitas vezes o paciente vai a óbito. A importância da atenção básica é fundamental para que o doente chegue no hospital Tibério Nunes em uma fase ótima para realizar o tratamento”, explicou.

Com base nos boletins divulgados pelo hospital, 13 mortes por Covid-19 foram registradas durante o mês de junho na unidade. Atualmente, sete pacientes ocupam leitos clínicos e outros sete ocupam as Unidades de terapia intensiva (UTI).

O hospital já registrou 99 casos de Covid-19 confirmados, 30 óbitos e 46 altas médicas.

Novo protocolo

O hospital adotou um novo protocolo visando conter a proliferação do novo coronavírus. Segundo o diretor, devido à constante entrada de pacientes na unidade, a testagem de pacientes passou a ser realizada antes deles darem entrada na unidade.

O objetivo é evitar a contaminação de doentes em enfermarias e de profissionais de áreas que não atendem a Covid-19. “Mais de 50% dos pacientes são assintomáticos e acabam indo para enfermarias comuns, transmitindo para outros doentes e para a equipe”, afirmou Justino Moreira.

“A recomendação é que os pacientes referenciados a Floriano venham com o teste rápido, para que seja colocado no ambiente mais seguro para todos”, explicou o diretor clínico.

Fonte: G1

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais