24.3 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPicosPolítica

Padre Walmir reúne os vereadores da base para discutir sobre empréstimo de R$ 20 milhões

O prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), reuniu-se à portas fechadas na tarde desta quinta-feira, 7, com os vereadores da base aliada. Na pauta do encontro a discussão de um projeto de empréstimo no valor de 20 milhões de reais junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O encontro foi realizado na Sala de Reuniões do Palácio Coelho Rodrigues – sede do governo municipal, com início às 15 horas e término às 16 horas. Da base aliada do prefeito estiveram ausentes os vereadores Severino Luz (PDT), que se encontrava no velório de sua mãe e Dalva Mocó, que acompanha o marido Didi Mocó, internado em uma UTI em Teresina.

Além do prefeito Padre Walmir, também participou do encontro com os vereadores da base, a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Avaliação, Ondei Rocha. Foi ela quem deu maiores detalhes sobre o projeto de empréstimo que a Prefeitura de Picos pretende contrair.

Imagem: José Maria Barros/GP1Reunião foi realizada no Palácio Coelho Rodrigues(Imagem:José Maria Barros/GP1)Reunião foi realizada no Palácio Coelho Rodrigues

Como se trata de pedido de empréstimo é preciso que a Câmara Municipal de Picos aprove, em duas votações, e por maioria absoluta, o projeto enviado pelo Executivo. Como o legislativo está de recesso é necessário a convocação de duas sessões extraordinárias.

Projeto

O empréstimo pretendido pelo Padre Walmir é junto ao BNDES, através da Política de Dinamização Regional (PDR), que, segundo o banco, é focada na redução das desigualdades regionais e sociais de renda. O dinheiro poderá ser investido em obras de infraestrutura, como calçamento, e atividades produtivas capazes de criar condições econômicas para atração de outros investimentos.

Classificado como de média renda inferior, o município de Picos poderá contrair um empréstimo de até 20 milhões de reais. O prazo de pagamento será de quinze anos, com dois anos de carência.

Imagem: José Maria Barros/GP1Em 2014 Câmara de Picos autorizou o então prefeito Kléber Eulálio a contrair empréstimo de oito milhões(Imagem:José Maria Barros/GP1)Em 2014 Câmara de Picos autorizou o então prefeito Kléber Eulálio a contrair empréstimo de oito milhões

Em maio de 2014, a Câmara Municipal de Picos autorizou o então prefeito Kléber Eulálio a contrair um empréstimo no valor de oito milhões. O gestor renunciou ao mandato um ano e um mês depois, sem que o dinheiro tenha sido liberado.

Demissão

Durante a reunião com os vereadores da base, o Padre Walmir não falou sobre a demissão dos servidores contratados e comissionados. A portaria foi assinada por ele na última segunda-feira, 4, sem ouvir os aliados, que, segundo apurou o GP1, ficaram insatisfeitos com a medida e podem não querer aprovar a autorização para o empréstimo.

 

 

Fonte: GP1

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais