23.2 C
Piauí
12 de novembro de 2019
Cidades em Foco
Geral Política

Pais e mães de Santo querem ser vereadores em 20 cidades do Piauí

Pais e mães de Santo do Piauí querem ter representatividade no legislativo dos municípios piauienses. A um ano das eleições municipais, pelo menos vinte cidades piauienses devem ter pré-candidatos a vereadores ligados às religiões de matrizes africanas.

Em Teresina já anunciou que vai disputar uma vaga na Câmara Municipal o pai de Santo, Rondinele Santos (PT), presidente do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro Brasileira (Cenarab). Segundo ele, o movimento #SomosTodosMacumbeiros, que discute a viabilidade de candituras de pais e mães de Santo, vem crescendo em todo Brasil.

O Pai Rondinele disse ao Cidadeverde.com que os povos de matriz africana querem ocupar espaços políticos para garantirem seus direitos.  Eles reivindicam políticas de proteção a terreiros, por exemplo.

“A ideia é pensar mecanismos para que possamos garantir nossos direitos. Pelo direito à fé e à diversidade religiosa, representantes de povos de matriz africana reivindicam políticas de proteção e segurança dos terreiros e garantias de manutenção das práticas tradicionais e queremos lançar pré candidatos a vereadores em 20 municípios do Piauí com tema Todos Unidos Pela Fé”, adianta Rondinele.

Veja nomes de alguns pré-candidatos divulgados pelo CENARAB

Pai Rondinele/Teresina /PT
Karilene /Pedro II /PT
Pai Cordeiro /Floriano /PT
Pai Luciano/ Piripiri /PT
Pai Jeferson /Campo Maior /PT
Carlos Silva / Uruçuí /MDB
Pai Wellison/Chapadinha /Cidadania
Pai Luciano de Oxalá/ Alto Longá/ PP
Mãe Izabel / Teresina
Dr.Saha de Yansa/Teresina

Fonte: Izabella Pimentel / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais