24.4 C
Piauí
15 de agosto de 2022
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Palestras alertam a população para prevenção ao suicídio e valorização da vida em São Francisco de Assis

Diversas ações de prevenção ao suicídio e valorização da vida foram realizadas durante todo o mês de setembro, em São Francisco de Assis-PI, com isso, a Prefeitura Municipal, através das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, realizou, na noite desta quinta-feira (30), o Dia D Setembro Amarelo. O evento aconteceu na Quadra Central do município, e contou com diversas palestras sobre a importância da vida e saúde mental.

Estiveram presentes no evento o prefeito municipal de São Francisco de Assis, Josimar Oliveira; a secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula; a secretária de Finanças do município, Nayana Torres, a secretária de educação Vera, os vereadores; os palestrantes e a população em geral do município de São Francisco de Assis.

Palestras como “A influência da saúde financeira na saúde mental”, “Depressão e as redes sociais”, “O aumento do uso de álcool, cigarro e outras drogas na pandemia” e “Atividade física no combate à depressão”, além de uma pregação e dinâmica marcaram a noite de encerramento das atividades do Setembro Amarelo, em São Francisco de Assis.

O prefeito Josimar Oliveira, esteve presente no evento e destacou a importância dos temas das palestras abordadas para o público presente, principalmente no que diz respeito a depressão, que está afetando inúmeras pessoas neste período pandêmico.

“É um evento de grande importância para a nossa sociedade, foi um evento onde foi discutido vários pontos, principalmente na área do suicídio, sendo que falamos também sobre a depressão que é algo que afeta muito a nossa população, inclusive neste momento difícil causado pela pandemia”, disse Josimar Oliveira.

O gestor Josimar Oliveira ainda frisou que qualquer pessoa que precisar de apoio, basta procurar ajuda com os profissionais da assistência social ou do CRAS do município, pois segundo o gestor, a melhor forma de combater o suicídio é buscando ajuda. “Nós sempre estamos à disposição, juntamente com todas as equipes das secretarias, em parceria com a secretaria municipal de Assistência Social e CRAS”, afirmou Josimar Oliveira.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula, a pasta desenvolve mensalmente ações que visam ajudar na qualidade de vida da população, no mês de setembro as ações são intensificadas.

“Nós que fazemos a secretaria de Assistência Social sabemos o tamanho da demanda que atendemos e sempre buscamos desenvolver atividades de políticas públicas que envolva a participação da população, visando sempre a melhoria na qualidade de vida para que todos possam ter conhecimento e entendimento sobre esses problemas”, enfatizou Ana Paula.

A primeira dama e atual secretária de Finanças de São Francisco de Assis, Nayana Torres, explicou o objetivo do evento e defendeu que a informação é um dos principais aliados no combate à depressão e suicídio.

“O nosso objetivo em realizar o Dia D do Setembro Amarelo no nosso município é levar a informação as pessoas, principalmente neste período de pandemia, pois a ausência de informação faz com que pessoas com depressão apresentem ideação suicida. Precisamos tocar as pessoas com a informação. O estresse por exemplo é um mal presente em grande parte da população e o mesmo agravou-se ainda mais com a pandemia do novo coronavírus. Precisamos contribuir para reduzir o impacto que o confinamento da pandemia causou nas pessoas e amenizar os danos causados à saúde mental, e a gestão do prefeito Josimar Oliveira abraça essa causa”, finalizou Nayana.

Por Wesley Monteiro / Cidades em Foco

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais