27.8 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

Para 76%, Bolsonaro deve sofrer impeachment se desobedecer a Justiça, diz Datafolha

Bolsonaro – Reprodução

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” neste sábado (18) aponta que para 76% dos brasileiros o presidente Jair Bolsonaro deve sofrer um processo de impeachment se descumprir ordem da Justiça. Outros 21% disseram que ele não deve sofrer um processo de impeachment.

Veja o resultado:

  • Deve sofrer processo de impeachment: 76%
  • Não deve: 21%
  • Não sabe: 3%

O Datafolha ouviu 3.667 eleitores de 13 a 15 de setembro, em 190 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

No feriado de 7 de Setembro, durante ato em São Paulo, Bolsonaro disse que não cumpriria mais decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. “Dizer a vocês que, qualquer decisão do senhor Alexandre de Moraes, esse presidente não mais cumprirá. A paciência do nosso povo já se esgotou, ele tem tempo ainda de pedir o seu boné e ir cuidar da sua vida. Ele, para nós, não existe mais”, afirmou o presidente.

Pela Constituição brasileira, ninguém pode descumprir decisão judicial. Juristas afirmaram ver crime de responsabilidade na fala do presidente.

Dois dias depois da declaração, Bolsonaro divulgou um texto intitulado “Declaração à Nação” afirmando que nunca teve “intenção de agredir quaisquer dos poderes”.

São mais favoráveis à abertura de impeachment em caso de descumprimento de decisões os mais jovens (86% dos jovens de 16 a 24 anos), os mais pobres (82%) e aqueles que reprovam Bolsonaro (94%).

Fonte: G1

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais