31.7 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPicos

Parada da Igualdade de Picos é antecipada para julho

A Parada da Igualdade de Picos já é um evento consolidado no município. Parte do calendário oficial de eventos locais, a manifestação arregimenta centenas de pessoas a cada ano.

De acordo com a coordenadora de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual picoense, Jovana Cardoso, o motivo central para a antecipação do evento, diz respeito ao processo de eleições municipais em mesmo período, podendo gerar algum tipo de conflito.

“Tivemos uma reunião com o prefeito Pe. Walmir Lima e Maria Santana, onde observamos que o período eleitoral colide com a Parada da Igualdade. Pensando nessa possibilidade, queremos evitar principalmente que políticos oportunistas invadam nosso espaço atrás de voto”, esclarece.

A antecipação da Parada da Igualdade será para o último domingo do mês de julho. Será a 14ª Parada da Igualdade de Picos. Ano passado, de acordo com a organização, cerca de 18 mil pessoas participaram da referida manifestação cultural.

Parceria com o município

A Parada da Igualdade é desenvolvida em parceria com a Coordenadoria de Direitos Humanos e a Prefeitura de Picos. O evento já acontece há 13 anos e integra o calendário oficial de realizações culturais do município.

Consolidada, a referida manifestação cultural, em seu ápice, se tornou referência para o Nordeste do país como a maior festa LGBT dos municípios.

Programação oficial

A Parada da Igualdade tem calendário de eventos bastante distinto. De início, a manifestação reserva três dias de discussão sobre os mais variados temas envolvendo o público LGBT, é a chamada Jornada Nordestina de Cidadania Plena LGBT.

O evento, em todo o seu ciclo, promove palestras e discussões sobre variados assuntos, reunindo participantes de todo país. A sua culminância ocorre com carreata e festa no Centro de Picos.

CCOM/ Roberto Oliveira

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais