23.6 C
Jacobina do Piauí
20 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPatos do Piauí

Paróquia de Patos do Piauí realiza Assembleia Pastoral

Com a temática anual da Igreja a nível diocesano, a Paróquia São Sebastião, constituída pelos municípios de Patos e Jacobina do Piauí, realizou neste sábado (28/01), Assembleia Paroquial de Pastoral. A assembleia aconteceu de 08:00 às 16:00h no Salão Paroquial e reuniu representantes dos grupos, pastorais e movimentos eclesiais da paróquia, bem como o pároco, Padre Edivaldo dos Santos Silva.

Dois temas importantes foram trabalhados durante a assembleia. O primeiro tema estudado durante toda a manhã foi assessorado pelo bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, que refletiu sobre Conselhos Paroquiais e de Pastoral Comunitários à luz do Código de Direito Canônico e do Documento 100 da CNBB “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”.

Em sua missão de Pastor, Dom Plínio iniciou sua fala respaldando o que já foi feito na Diocese de Picos. Conforme o bispo, nos últimos dez anos a Diocese cresceu muito na parte física, mas ainda falta a outra parte mais importante que é a reforma da Igreja Povo de Deus. Com base no Evangelho de São João (21, 15-17) disse: “é grande minha responsabilidade de renovar a nossa Igreja Povo de Deus e vamos precisar de muita gente para fazer esse mandato de Jesus que disse a Pedro, cuide de minhas ovelhas”.

A instituição dos conselhos paroquiais e comunitários em todas as paróquias, além de ser uma decisão tomada em assembleia diocesana, é um desejo do bispo que todas as comunidades da Diocese de Picos tenham seus conselhos e que funcionem bem, sendo uma verdadeira Igreja, comunidade de comunidades. O Conselho tem como função ajudar o padre coordenar e animar os trabalhos missionários, pastorais e administrativos da Paróquia.

Com o intuito de fazer compreender a importância e metodologia dos conselhos, o bispo tem realizado reuniões nas paróquias e áreas pastorais e participado de várias assembleias paroquiais para falar sobre os mesmos. A partir do exposto, os participantes se reuniram em grupos onde refletiram sobre alguns questionamentos emitidos pelo bispo acerca dos Conselhos Paroquiais e de Pastoral Comunitários.

À tarde, o agente da Caritas Diocesana de Picos e integrante do Conselho de Pastoral Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis no bairro Junco, Jefferson Lima, fez uma explanação sobre a importância da vivencia do Ano Mariano dentro das famílias e das comunidades. Em sua fala destacou: “Esperamos que o Ano Mariano seja de total evangelização e que a exemplos de Maria nos tornemos uma Igreja viva”.

Após o dia de estudo, a assembleia encerrou-se às 16 horas. Como encaminhamentos, foram escolhidas três prioridades a serem trabalhadas na paróquia no ano de 2017, sendo elas: Criação e acompanhamento dos Conselhos, Intensificar a Formação Litúrgica e Pastoral e Reativação da Pastoral da Pessoa Idosa e da Criança.

Fonte: Pascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais