26.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPatos do PiauíSaúde

Patos do Piauí já aplicou 537 doses das vacinas contra o coronavírus

Povoado Cajueiro, zona rural do município de Patos do Piauí - Foto: Cidades em Foco!

De acordo com a atualização do vacinômetro feita pela Secretaria Municipal de Saúde na noite da última terça-feira (23), o município de Patos do Piauí já aplicou 537 doses das vacinas contra a Covid-19 (CoronaVac e AstraZeneca).

Atualmente, os grupos que estão sendo vacinados, em primeira dose, no município são os idosos com idades entre 70 e 74 anos e as pessoas com deficiência com mais de 60 anos de idade, institucionalizados e com comorbidades. A vacinação em segunda dose segue em andamento nos primeiros grupos que já receberam a primeira dose (idosos acima de 80 anos e profissionais da saúde), conforme vai completando o tempo certo para a segunda aplicação.

Ainda de acordo com o vacinômetro, 440 pessoas já receberam a primeira dose da vacina; destas, 97 já foram imunizadas também com a segunda dose da vacina. Dos idosos acima de 90 anos, 33 receberam a primeira dose e 28 já receberam também a segunda dose. Dos idosos acima de 80 anos, 132 receberam a primeira dose e 11 já receberam também a segunda dose. Dos idosos de 75 a 79 anos, 167 já receberam a primeira dose (nessa faixa etária nenhum dos idosos receberam a segunda dose, pois ainda não chegou o período da segunda aplicação).

Dos idosos de 70 a 74 anos, grupo que está sendo vacinado no momento, 19 já receberam a primeira dose da vacina. A vacinação desta faixa etária continua em andamento. Sobre os deficientes com mais de 60 anos e com comorbidades, 6 já receberam a primeira dose da vacina. Além disso, o município também já vacinou 83 Profissionais da Saúde, dentre eles 58 já receberam as duas doses da vacina.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a imunização contra a covid-19 vem sendo feita em uma ação conjunta entre os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e a Coordenação de Imunização do Município. Os ACS ficam responsáveis pelo mapeamento e por fazer a notificação às pessoas que serão imunizadas pelas equipes que aplicam as vacinas. A vacinação vem acontecendo de forma acelerada tanto na sede quanto nas comunidades rurais.

A Secretária Municipal de Saúde, Auzeni Costa, destaca que “o município vem seguindo todas as orientações da SESAPI e do Ministério da Saúde e vem divulgando o detalhamento completo da vacinação no município pelas redes sociais oficiais da prefeitura e no site institucional município”, disse.

A Enfermeira Luzissandra Dias complementa afirmando que “a equipe de imunização está com vontade de vacinar a população. Todos estão empolgados nesse trabalho”, finalizou.

Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais