19.4 C
Piauí
5 de agosto de 2020
Cidades em Foco
Destaque Geral Santa Cruz do Piauí

Pe. Antônio Cristo toma posse canônica, como Pároco, na Paróquia de Santa Cruz do Piauí

Nomeado há pouco mais de um mês pelo bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, tomou posse canônica como o novo pároco da Paróquia Senhora Sant’Ana, em Santa Cruz do Piauí, na noite dessa quinta-feira, 01 de fevereiro de 2018, o Pe. Antônio Cristo de Oliveira.

Às 17h, o sacerdote foi acolhido pelos grupos, pastorais e autoridades, em frente a Universidade Aberta que fica logo na entrada da cidade. Do local, seguiu-se em caminhada até a Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana. No adro da Matriz, o sacerdote recebeu das mãos de uma representante da comunidade a Chave da Igreja, ocasião em que o Bispo orientou sobre o zelo que deve ter com o templo material e com as pessoas que nele se encontram. Ao abri-la, Pe. Antônio Cristo pronunciou rápidas palavras e convidou a comunidade a adentrá-la, para a celebração da eucaristia, e demais celebrações de culto.

Após a cerimônia, iniciou-se a Celebração Eucarística presidida por Dom Plínio e concelebrada pelos padres, Jonas de Moura Batista – pároco de Itainópolis, Fernando Amando de Sousa – pároco de Padre Marcos, Francisco Berto de Carvalho – vigário paroquial de Curral Novo do Piauí, Carlos Danilo de Araújo Santos – Representante do Clero, Feliciano dos Santos Dias – pároco de Ipiranga do Piauí, Antônio Ismael de Holanda – pároco de Alegrete do Piauí, José Mairton da Silva Sousa – vigário paroquial de São José do Piauí, Sebastião Francisco dos Santos – pároco do Junco e Luzeilson Pereira Evangelista – padre da Diocese de Oeiras-PI.

O rito de posse canônica teve início com a leitura da Provisão de nomeação proferida pelo Pe. Carlos Danilo de Araújo Santos. O Padre Antônio Cristo torna-se oficialmente Pároco e é revestido com a estola sacerdotal e a casula, símbolos do serviço em que o novo pároco deverá prestar aos seus paroquianos. Já com as vestes sacerdotais o pároco fez a sua primeira profissão, conforme determina a disciplina da Igreja.

Após a homilia o Bispo apresentou-lhe alguns instrumentos que o novo pároco fará uso para melhor exerceu seu ministério na comunidade paroquial: a Cátedra, o Sacrário, a Pia Batismal e o Confessionário.

Ao retornar para o altar, o sacerdote fez a renovação das Promessas Sacerdotais e recebeu das mãos dos novos paroquianos os livros: Livro de Tombo, Livro de Batismos, Livro de Matrimônios (Casamentos) e o Livro Caixa, todos entregues por membros da paróquia, representando o zelo e o cuidado que o ofício de pároco lhe impõe no registro dos acontecimentos, dos sacramentos e na administração dos bens temporais da Igreja que lhe é confiada. Diante do exposto o sacerdote empossado fez o juramento de fidelidade.

Pe. Antônio Cristo de Oliveira foi nomeado pelo Bispo para ser o novo Pároco da Paróquia Senhora Sant`Ana, em Santa Cruz do Piauí, no dia 27 de dezembro de 2017. O sacerdote deixou a Paróquia São Cristóvão, em Marcolândia, no final de dezembro de 2017, onde exerceu seu ministério sacerdotal como pároco por 5 anos e 6 meses.

FONTE: Diocese de Picos

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais