26.1 C
Jacobina do Piauí
18 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolíticaSem categoria

PEC que limita gastos provoca greve geral no serviço público do Piauí

A votação da Proposta de Emenda à Constituição que limita os gastos públicos no Piauí (PEC 93) causou uma situação inédita no Estado: diversas categorias prometem greve geral a partir desta terça-feira (27).

Policiais, escrivãos, delegados, peritos e agentes penitenciários já aprovaram o indicativo de greve na manhã de hoje e devem parar as atividades um dia depois da votação da PEC, prevista para segunda-feira (26), na última sessão do ano da Assembleia Legislativa.

Outras categorias, como professores da rede pública, se reunirão no dia 4 para decidir sobre a adesão ao movimento.

O Movimento

Os servidores se concentraram na manhã de hoje na sede da Alepi. A pedido da Casa, a Polícia Militar reforçou a segurança do local para impedir que os ânimos se alterassem, mas o protesto foi pacífico.

Daniel Solon, do PSTU, considera que a PEC 93 vai prejudicar o serviço público. “O objetivo dessa proposta é sucatear os serviços públicos, garantindo uma economia que só vai servir para pagamento da dívida interna e externa”, argumenta.

A delegada Andrea Magalhães, do Sindepol (Sindicato dos Delegados da Polícia Civil), afirmou que o movimento dos servidores pede apenas a retirada do projeto para discussão. “Isso é o mínimo que deveria ser feito”, declarou.

Ainda nesta sexta-feira (23), o governador o Piauí, Wellington Dias (PT) vai se reunir com representantes dessas categorias para negociar uma alternativa.

Caso a greve seja mantida, na Polícia Civil só serão investigados crimes dolosos contra a vida. Nos presídios, as visitas e transferências de presos serão suspensas.

Veja abaixo a nota enviada à imprensa pelas categorias de servidores:

Na data de hoje (23), na ALEPI, foi deliberado, em Assembleia Geral conjunta (Sindepol, Sinpolpi e Sindiperitos),  GREVE GERAL de toda categoria policial civil, a ser iniciada a partir das 00:00 h do dia 27.12.16 (terça-feira), com o cumprimento do percentual previsto em lei, somente dando atendimento a delitos contra a vida, criança e adolescente e idoso.

Finalmente, toda categoria está convocada a comparecer na próxima segunda (26.12.16), 8h, na ALEPI, para acompanhar a votação da PEC 03.16, que atenta à Constituição Estadual, aos direitos do servidor e a sociedade.

Teresina, 23 de dezembro de 2016.

Delegada Andrea Magalhaes (Presidente Sindepol)

Constantino Junior  (Presidente Sinpolpi)

Jorge Andrade (Presidente Sindiperitos)

 

Jordana Cury / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais