30.7 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeral

Pente fino do INSS cancela 80% dos auxílios-doença já revisados

80% dos benefícios revisados pelo INSS no primeiro mês da operação pente-fino foram cancelados. O balanço foi divulgado pela Associação Nacional dos Médicos Peritos do INSS (ANMP). Segundo os dados, apenas 20% dos auxílios-doenças e das aposentadorias por invalidez concedidos estavam dentro das normas.

Todos os beneficiários que recebem o recurso mensal há mais de dois anos e têm menos de 60 anos passarão por perícia e se não comparecerem serão excluídos da Previdência. Estão nessa situação 530 mil pessoas que recebem auxílio-doença e 1,1 milhão de aposentados por invalidez. Até agora só foram analisados 5 mil casos de auxílio-doença.

O maior problema encontrado é que mais de 50% dos segurados estavam trabalhando e contribuindo para a Previdência, o que não é permitido. Também foi visto que 20% dos beneficiários nunca contribuíram para a Previdência ou não atingiram o número mínimo de contribuições. Dos 530.157 brasileiros com auxílio-doença que passarão pelo pente-fino do governo, 99,2% (525.897) obtiveram o benefício por decisão da Justiça. Em 97% dos casos, o auxílio começou a ser pago de 2003 em diante.

 

Do CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais