24.7 C
Piauí
21 de agosto de 2019
Cidades em Foco
Destaque Economia Geral

Pequenos negócios já criaram mais de 2 mil novos empregos no Piauí

Levantamento feito pelo Sebrae aponta que, no Piauí, os pequenos negócios criaram 738 empregos em abril deste ano, enquanto as médias e grandes empresas abriram, juntas, 731 postos. Essa realidade é compatível com a nacional. As micro e pequenas empresas foram responsáveis pela criação de 93,7 mil postos de trabalho formais em todo o país, número quase três vezes maior que o registrado pelas médias e grandes. O total de vagas geradas no país em abril foi de 129,6 mil postos de trabalho.

O número de empregos gerados pelos pequenos negócios no Piauí colocou o Estado em terceiro lugar no ranking do Nordeste e em 11º lugar entre todos os Estados do país, com 4,72 vagas criadas para cada mil habitantes, aproximando-se do índice nacional que ficou em 4,89.

“Esse levantamento reforça a missão do Sebrae, na medida em que mostra que os pequenos negócios são a mola propulsora da economia e por isso a importância de apoiá-los. A criação de vagas de trabalho nesses empreendimentos faz uma grande diferença para o desenvolvimento do país e, em especial, do Piauí”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Acumulado

No Piauí, o saldo acumulado no primeiro quadrimestre foi maior que em 2018. De janeiro a abril deste ano, foram gerados 2.011 postos de trabalho nos pequenos negócios do Estado. Ano passado esse saldo foi de 1.986 vagas. Na contramão dos pequenos negócios, estão as médias e grandes empresas, que no mesmo período de quatro meses, somente no Piauí, fecharam mais de 4,8 mil postos de trabalho.

No Piauí, o setor que mais gerou vagas em abril foi a Construção Civil (259), seguida do setor de Serviços (227) e da Indústria (121). Já no quadrimestre, o setor de Serviços desponta com 1.191 vagas abertas, enquanto a Construção gerou 694 postos e a Indústria 121 vagas. O setor de Comércio não teve um bom desempenho, com apenas 69 vagas geradas em abril, acumulando no quadrimestre um saldo negativo de 76 postos fechados.

DoCidadeVerde

Notícias relacionadas

Carro com prefeito, sobrinho e vereadores tomba na BR-135 no Piauí

Junior Oliveira

Força Tática apreende arma de fogo em poder de uma mulher em Paulistana

Junior Oliveira

Deputado Limma e liderança política de Paulistana participam do Fest Berro em Picos; Veja!

Junior Oliveira

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais