20.6 C
Piauí
5 de julho de 2020
Cidades em Foco
Destaque Geral

Pesquisa aponta ampla vantagem de Eudes Agripino na disputa para Prefeito de Fronteiras

De acordo com dados de uma pesquisa eleitoral realizada na cidade de Fronteiras, se as eleições fossem hoje o ex-prefeito, Eudes Agripino Ribeiro, ganharia com uma grande maioria em relação aos principais pré-candidatos já apresentados na cidade. A pesquisa foi realizada no dia 13 de janeiro, onde foram ouvidos 318 eleitores com idades de 16 ou mais anos.

Os dados colhidos junto à população foram realizados pelo Instituto CENSUS (Instituto de Pesquisa LTDA), de forma ponderada segundo cotas de sexo, faixa de idade, e escolaridade de acordo com os dados do TRE/TSE e faixas de renda disponibilizadas pelo IBGE (conforme o censo 2010).

Responderam aos questionamentos da pesquisa os moradores da COHAB, Belém, Bela Vista, Cacimbinha, Panorama, Alto, Acampamento, Sagui, Ribeirão, Vila Esperança, Centro, Mutirão, Vila dos Pescadores e Cachoeirinha, ambos da zona urbana, além dos povoados Barreira da Serra, Boa Vista dos Gomes, Lagoa Seca, Tamboril, Almoço, Encostado, Poço da Areia 2, Alecrim, Curral Queimado, Poço da Areia, São Gonçalo, Cardam, Cacimba do Marco e Santo Antônio.

Um dos questionários apresentados pelo instituto foi sobre a intenção de votos para prefeito, onde foram apresentados os nomes de cinco pré-candidatos. Eudes Agripino aparece com 54.4%; Genilson com 19.81%; a atual prefeita com 7.23%; Verônica Ribeiro com 1.89% e Alexander Sampaio com 1.26%. Não sabe somou 9.12% e Branco/nulo 6.29%.

Em um cenário com disputa entre três pré-candidatos, o ex-prefeito Eudes também aparece com uma ampla vantagem obtendo 56.6%, enquanto Genilson surge com 20.75% e a prefeita com 8.49%. Não sabe, brancos e nulos somam 14.16%.

Em uma provável disputa somente entre Eudes Agripino e Maria José, o ex-prefeito aparece com uma diferença de mais de 57% com a relação à atual prefeita. (EUDES AGRIPINO 67.61% e Maria José 10.06%).

No cenário onde a disputa fica entre Eudes Agripino e Genilson a diferença cai para 38.99, mas o ex-prefeito se mantém com uma ampla vantagem, sendo apresentado um resultado de 60.06% para Eudes e 21.07% para Genilson.

A pesquisa também apresentam números referentes a rejeição. Perguntados em quem não votaria de jeito nenhum, a prefeita Maria José lidera com 52.52%; Eudes Agripino com 7.23%; Verônica Ribeiro com 7.23%; Genilson com 5.03% e Alexander Sampaio com 3.77%. Não Sabem, Brancos e Nulos somaram 24.21%.

O Instituto CENSUS também questionou aos entrevistados sobre o que acham da forma com a atual prefeita vem administrando a cidade. Segundo a amostra, 80.19% dos entrevistados não aprovam e somente 11.32% aprovam. Não sabem ou não quiseram se manifestar somou 8.49%.

Além das intenções de votos questionados na pesquisa e aprovação da gestão, foram também apresentadas perguntas sobre a avaliação da atual administração; o que existe de melhor na gestão da prefeita e o que precisa ser feito de urgência para melhorar a cidade, bairro ou povoado, e ainda sobre a intenção de votos para vereador.

O grau de confiança da amostra apresentada pelo instituto é de 95%, com uma margem de erro de 5,7% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral no dia 16 de janeiro deste ano com o Nº PI-09486/2020.

Pesquisa foi realizada pelo Instituto CENSUS 

Fonte: Folha Atual

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais