28.2 C
Piauí
15 de outubro de 2019
Cidades em Foco
Geral Municípios Patos do Piauí Política

Pesquisa em Patos do Piauí: Agenilson 46%,Joaquim Neto 38% e Aluízio 1%

Em Patos do Piauí, cidade localizada a 409 km de Teresina, a pré-campanha esta polarizada entre o atual prefeito, o médico Agenilson Dias (PSB), e o professor Joaquim Neto (PTB). Correndo por fora está ainda o ex-prefeito Aluízio Reis, que também é pré-candidato no município. No levantamento BrVox, a disputa entre Agenilson e Joaquim fica clara, inclusive no levantamento espontâneo, onde apenas os nomes dos dois foram mencionados pelos eleitores entrevistados entre os dias 07 e 08 de julho.

Na pesquisa estimulada, o prefeito Agenilson foi apontado como intenção de voto de 46,43% dos entrevistados. Eleito em 2012, ele é pré-candidato à reeleição. No último pleito venceu Joaquim Neto por uma diferença de pouco mais de 570 votos, tendo em sua chapa a filha do ex-prefeito Aluísio Reis, Luzia Dias. Agora o prefeito pretende ter ao seu lado na disputa nas urnas o comerciante e vereador, atual presidente da Câmara de Patos, Saulino Coelho dos Reis.

Já Joaquim Reis, que tem 38,93% das intenções de voto, na pesquisa BrVox, tenta finalmente chegar à chefia do executivo municipal. Vereador por vários mandatos, ele já foi vice-prefeito de Patos quando a chapa encabeçada por Sílvio José venceu as eleições em 2012. Derrotado no último pleito, ele ainda tentou retirar a pré-candidatura, mas foi mantido como nome da oposição.

patos_.png

O ex-prefeito Aluísio teve apenas 1,79% das intenções de voto. 8,57% dos entrevistados estão indecisos, e não sabem em quem pretendem votar. Os restantes 4,29% disseram Nenhum/Nulo/Branco, quando questionados sobre em quem votariam para prefeito do município de Patos.

patos1.png

A disputa entre Agenilson e Joaquim Neto é evidente no levantamento espontâneo. Somente os dois foram lembrados pelos eleitores entrevistados. O atual prefeito é opção de voto de 45% dos entrevistados, contra 35,36% que disseram ter intenção de votar em Joaquim Neto. Indecisos são 16,43%, e os que responderam Nenhum/Nulo/Branco são 3,21%.

Na rejeição, o professor petebista é quem aparece na frente, com 28,21% dos eleitores respondendo que não votariam nele, de jeito nenhum. Já o prefeito é rejeitado por 21,43% dos entrevistados. A rejeição do ex-prefeito Aluísio ficou em 7,86%. 26,43% respondeu Não Sabe/Não Opina, e 16,07% disse Nenhum/Nulo/Branco.

patos2.png

Os entrevistados puderam ainda avaliar a forma de administrar de Agenilson. Ele tem seu trabalho aprovado por 51,07%. Já os que dizem não aprovar são 42,5%. 5,71% respondeu Não Sabe/Não Opina, e 0,71% disseram Nenhum/Nulo/Branco.

agenilson-nota.jpg

patos3.png

O trabalho dos secretários municipais também foram avaliados pelos entrevistados na pesquisa. Pretinha, secretária de Saúde do Município, foi considerada por 15,71% como a melhor da equipe de Agenilson. Na ordem foram avaliados ainda Maria da Penha, da secretaria de Educação (5%), Raimundo Leopoldo, secretário de Esportes (2,14%), José Iranildo, secretário de Finanças, Maria Gorete, da Assistência Social, Nilson, dos Transportes, cada um com 1,43%, além de Francisco Ezequiel, da secretaria de Obras, melhor na opinião de 0,36%. Não Sabe/Não Opina são 46,43%, e Nenhum/Nulo/Branco são 26,07%.

patos4.png

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob número PI-03045/2016. Tem margem de erro de 5,86% e nível de confiança de 94.14%. 280 eleitores foram entrevistados.

AVALIAÇÃO DE GESTORES ESTADUAIS E PARLAMENTARES
A gestão de Wellington Dias, governador do Estado, também foi medida pelos eleitores ouvidos em Patos do Piauí. O petista tem sua administração aprovada por 49,64% dos entrevistados, e considerada como Regular para 33,21%. É boa na opinião de 21,07%.

wdias.jpg

patos5.png

O BrVox questionou ainda os eleitores sobre quem eles consideram como a maior líder política feminina viva, do Piauí. A secretária de Educação Rejane Dias foi apontada, numa lista que incluía ainda Margarete Coelho, Regina Sousa, Teresa Britto e Iracema Portela, como a maior na opinião de 11,43%. Já na avaliação do seu trabalho na secretaria de Educação, Rejane foi apontada como tendo uma administração regular na opinião de 16,43% dos entrevistados, e é vista como boa por 12,14%.

rejane.jpg

patos6.png

Francisco Costa, secretário de Saúde do Estado, também teve seu trabalho avaliado pelos eleitores. É visto como regular para 10,36% dos entrevistados, bom para 7,14%, o mesmo percentual daqueles que consideram como ruim. É avaliada como péssima para 2,14%, e ótima na opinião de apenas 0,36%. Os que não souberam, ou não responderam somaram 72,5%, e os que disseram Nenhum/Nulo/Branco são 0,36%.

franciscoCosta.jpg

patos7.png

Entre os deputados estaduais e federais mais votados em Patos do Piauí, nas últimas eleições, os entrevistados pelo BrVox apontaram Wilson Brandão (PSB) e Marcelo Castro (PMDB), como os que mais trabalham pelo município.

estadualefederal.jpg

 

 

 

 

Fonte: 180

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais