34.1 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeralPiauí

Pesquisadores do IFPI descobrem interação de dois medicamentos com coronavírus

IFPI — Foto: Gil Oliveira/G1

Pesquisadores em bioinformática do Instituto Federal do Piauí (IFPI) encontraram dois medicamentos que podem fazer interação com o coronavírus. Segundo o professor Ricardo Ramos, responsável pelo estudo, os resultados apontam caminhos para outros pesquisadores fazerem novos testes com os medicamentos, e avançar a pesquisa.

Segundo o professor Ricardo, as substâncias são a Metaquina, usada no combate à malária, e o Saquinavir, utilizado no tratamento contra a AIDS. Em testes realizados em computador, as duas substâncias apresentaram interação com as proteínas do coronavírus, indicando que eles são potenciais candidatos a fármacos multi-alvo.

Diagrama feito em computador mostra a interação da metaquina com proteínas do coronavírus — Foto: Reprodução / LaPeSi

Diagrama feito em computador mostra a interação da metaquina com proteínas do coronavírus — Foto: Reprodução / LaPeSi

As duas substâncias, segundo ele, podem ser utilizadas impedindo a replicação do coronavírus, fazendo com que o paciente não entre em uma fase mais aguda da Covid-19.

Ao todo, 24 substâncias foram testadas, e apenas essas duas tiveram os melhores resultados. O professor explica que os testes apontam novas possibilidades para que outros pesquisadores realizem novos testes, in vitro, em animais e no ser humano, para comprovar a eficácia.

“São indicações de novos caminhos no combate a COVID-19”, disse o professor Ricardo Ramos.

Diagrama feito em computador mostra a interação do Saquinavir com proteínas do coronavírus — Foto: Divulgação / LaPeSi

Diagrama feito em computador mostra a interação do Saquinavir com proteínas do coronavírus — Foto: Divulgação / LaPeSi

A pesquisa foi realizada pelo professor Ricardo com quatro alunos de bioinformática do IFPI: Rômulo Barros, Fabio Junior, Wildrimak Pereira e Neiva Oliveira, no Laboratório de Pesquisa em Sistemas de Informação (LaPeSI), do campus Teresina Central do IFPI. Os estudos começaram no mês de fevereiro, logo que surgiram os primeiros casos no Brasil.

A pesquisa é feita utilizando modelos computadorizados da estrutura coronavírus e dos medicamentos. Os resultados da pesquisa feita no IFPI foram publicados no servidor Preprint ChemRxiv, para que possam ser utilizados por outros pesquisadores do Brasil e do mundo.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais