25.7 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPolícia

PF cumpre sete mandados após uso de documentos falsos para compra de arma

Fotos: divulgação PF-PI

Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal em Teresina-PI e Timon-MA contra um suspeito de falsificação de documentos em processo de aquisição de arma de fogo. O investigado- que não teve o nome revelado- teria ocultado uma condenação por tráfico de drogas no Maranhão para dar entrada no processo.

Fotos: divulgação PF-PI

Das ordens judiciais, seis foram cumpridas em Timon e uma em Teresina na manhã desta quarta-feira (09) durante a operação Integração. A ação contou com as polícias Civil do Piauí e do Maranhão, além do Ministério Público do Maranhão. Participam da operação 60 policiais e dois membros do Ministério Público.

“O investigado inseriu declaração falsa em documento público, falsificou documentos e os utilizou para instruir processo de aquisição de arma de fogo protocolado na Polícia Federal em Teresina. Os documentos e as declarações falsas tinham como propósito ocultar a real condição do requerente, condenado em primeira instância na Justiça Estadual do Maranhão pelo crime de tráfico de drogas. Tal registro impede a aquisição de armas de fogo pela via lícita”, informou a nota da PF.

Os mandados judiciais foram expedidos pela 1ª Vara da Seção Judiciária Federal em Teresina. Na operação não há mandado de prisão.

“No âmbito da Justiça Federal, o investigado pode responder por falsidade ideológica e documental, cujas penas somam até cinco anos de reclusão. A Polícia Federal está atenta a todos os processos de porte e registro de arma de fogo, todos os documentos são rigorosamente analisados e qualquer situação de fraude com o propósito de desvirtuar as normas do estatuto do desarmamento será objeto de investigação prioritária na PF, uma vez que todo esse processo e política de armamento é atribuição da PF”, enfatiza o delegado  Albert Paulo Sérvio de Moura, chefe da Delegacia Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado da PF no Piauí.

Fonte: Graciane Sousa / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais