25.7 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeral

PI: conta de luz terá bandeira vermelha e fica 6,5% mais cara

A partir do dia 1° de Agosto a conta luz dos brasileiros ficará mais cara. A bandeira vermelha – patamar 1 –  começa a valer e, a cada 100 quilowatts-hora consumidos, o consumidor vai pagar R$ 4 a mais na fatura mensal.

A conta ficará 6,5% mais cara comparada à bandeira verde, onde não há acréscimo na tarifa. Os consumidores piauienses devem ficar atentos para não serem surpreendidos negativamente e comprometerem a maior parte do salário para pagar a fatura.

O gerente de Regulação e Mercado da Equatorial Piauí, Tibúrcio Gurgel, alerta que a conta deve “pesar no bolso” do consumidor e que é preciso tomar medidas para economizar energia neste mês.

“Se o consumidor não se disciplinar, não tiver o hábito de economizar energia, vai pesar no bolso”, alerta.

Entre as dicas que gerente dá para diminuir o consumo da energia, está a instalação de lâmpadas de Led, evitar abrir a geladeira constantemente e diminuir o uso do ar condicionado.

A bandeira vermelha patamar I valerá por todo mês de agosto. Estipulada pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as bandeiras tarifárias sinalizam o custo real de energia gerada e levam em conta o preço da energia no mercado a curto prazo e o aumento no acionamento das usinas termelétricas.

Fonte: Izabella Pimentel / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais