24.2 C
Jacobina do Piauí
29 de março de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Piauí é 3° estado entre os que garantem mais foro privilegiado

Levantamento feito pela Consultoria Legislativa do Senado mostra o tamanho da farra que representa o foto privilegiado no Brasil. São mais de 55 mil autoridades com tal regalia. Esse número supera o utilizado ontem, em julgamento no TSE, pelo ministro Luís Carlos Barroso, que calculava em cerca de 37 mil beneficiários. Na conta, o Piauí é o terceiro Estado com maior número protegidos.

O levantamento mostra que os principais beneficiários estão na esfera federal, e concentrados em duas áreas: Judiciário e Ministério Público. Segundo os dados, publicados pelo jornal O Estado de S. Paulo, dos 55 mil com essa proteção extra, 38,5 mil estão na esfera federal e 16,5 mil na estadual. Nos estados, as constituições que mais geram autoridades com foro especial são as da Bahia (4.880 autoridades protegidas), Rio de Janeiro (3.194) e Piauí (2.773). Para se ter uma ideia do alcance aqui, São Paulo é quarto com apenas 675 autoridades com a regalia.

Quanto à distribuição do foro especial por áreas, o Judiciário e o Ministério Público nadam de braçada: essas duas instituições somam 79,2% das autoridades com foro especial por prerrogativa de função no País.

Vale lembrar, ontem o STF começou a julgar processo que deve indicar o alcance do foro privilegiado. Segundo o voto do relator, ministro Luís Roberto Barroso, o foro deve valer somente para crimes cometidos durante o período de exercício da função e em casos que se relacionam com a natureza específica da função.

O Senado, por sua vez, aprovou em segundo turno emenda à Constituição que reduz ainda mais o alcance. Restringe o foro especial a apenas quatro pessoas: os três chefes dos poderes da União e o vice-presidente.

O atual alcance do foro privilegiado pode ser conferido no quadro abaixo, publicado pelo Estadão:

Fonte:CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais