25.1 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeralPiauí

Piauí e mais três Estados alcançam meta do Ideb no ensino médio

O Piauí atingiu a meta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em relação ao ensino médio nas escolas públicas da rede estadual, referente ao ano de 2015. O Estado alcançou a média de 3,2, índice estimado pelo MEC para aquele ano. Além do Piauí, apenas 3 estados alcançaram a meta no ensino médio nas escolas públicas: Pernambuco, Amazonas e Goiás.

Os dados foram divulgados  nesta quinta-feira (8) pelo Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Com o resultado, o Piauí manteve a décima oitava colocação entre as redes estaduais de ensino médio entre todas as unidades da federação. A secretária da Educação, Rejane Dias, considera a elevação bastante positiva, tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelos estudantes nestes dois anos.

“Passamos o ano de 2015, quando iniciou nossa gestão, num processo de reparação estrutural, de retomada dos repasses de custeio e implementação de projetos que tem como foco a melhoria dos índices educacionais. Ações que certamente darão resultados melhores nos próximos levantamentos”, comentou a secretária.

No ensino fundamental até o 5º ano, as escolas da rede pública estadual superaram a meta no Ideb. A média ficou em 4,6, bem acima dos 3,9 estimados para 2015. Já em relação ao 9º ano, o resultado obtido foi de 3,8, meta estabelecida pelo ministério para aquele ano.

Quando os dados englobam as redes estadual, municipal e privada, apenas na fase inicial do ensino fundamental (até o 5º ano), o Piauí conseguiu bater a meta.  O Estado alcançou o índice de 4,9, superando a meta prevista de 4,2.

Em relação ao 9º ano, faltou pouco para a meta também ser superada. O Piauí registrou o índice de 4,2, enquanto o previsto era de 4,3. É o primeiro crescimento após dois anos de estagnação nessa faixa escolar. Em 2011 e 2013 a média ficou em 4,0.

O pior desempenho geral no Ideb no Piauí ficou com o ensino médio. Com meta prevista para 2015 de 3,8, o Estado alcançou 3,4. Apesar disso, houve crescimento nos anos anteriores. Em 2011 o índice foi de 3,2, já em 2013 subiu para 3,3.

O Ideb foi criado pelo Inep em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.

A série histórica de resultados do Ideb se inicia em 2005, a partir de onde foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo País, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação.

 

Teresina supera metas

A capital do Piauí conseguiu média de 6,1 no Ideb no ensino fundamental até o 5º ano. A meta prevista para 2015 era de 2,6. O indíce satisfatório tambem foi atingido pelos estudantes do 9º ano, que tiveram média de 5,2, quando a meta prevista era de 5,1.

Escolas privadas

As escolas privadas do Piauí bateram a meta do Ideb apenas na fase inicial do ensino fundamental. A média estabelecida para 2015 era de 6,6, justamente o indíce obtido. Já para o 9º ano, a média ficou em 6,0, enquanto a meta prevista era de 6,4. No ensino médio o desempenho foi ainda mais baixo: 5,1, sendo 6,2 a meta estabelecida pelo MEC.

 

Do CidadeVerde

 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais