25.2 C
Piauí
28 de novembro de 2020
Cidades em Foco
Destaque Geral

Piauí é o 5º no País com maior índice de pessoas que bebem antes de dirigir

Piauí é o 5º no País com maior índice de pessoas que bebem antes de dirigir - Foto: Cidades em Foco!

Um em cada quatro piauienses assumiu o volante de um veículo após ingerir bebida alcoólica. O dado, que coloca o Piauí na quinta colocação no país com maior proporção de pessoas que beberam antes de dirigir, foi divulgado nesta quarta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e consta na Pesquisa Nacional de Saúde 2019.

Segundo o IBGE, entre as pessoas com 18 anos ou mais de idade que afirmaram ter dirigido no período de referência da pesquisa, cerca de 25,4% haviam consumido álcool em pelo menos uma ocasião. Foi considerado o fato ocorrido no intervalo de doze meses anteriores à entrevista da pesquisa e independentemente da quantidade de álcool consumida.

Só Tocantins (31,4%), Maranhão (27,4%), Sergipe (25,7%) e Paraíba (25,6%) tiveram percentuais superiores ao do Piauí. No Brasil, cerca de 17% das pessoas com 18 anos ou mais de idade que dirigiram haviam ingerido bebida alcóolica logo antes.

A pesquisa traz dados de Teresina. Na capital do Piauí, 22,4% dos entrevistados beberam antes de dirigir. É o quart maior percentual entre as capitais, ficando atrás apenas de São Luís/MA (28,5%), Palmas/TO (25,9%) e Campo Grande/MS (24,2%). A média entre as capitais é de 14%.

Ainda de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, 19,2% da população piauiense com 18 anos ou mais de idade consumiu álcool de forma abusiva nos 30 dias anteriores à entrevista da pesquisa. Nesse ponto, o maior percentual é de Sergipe (23,7%), já o Piauí ficou em 9º lugar com maior proporção.

No Brasil, a taxa de consumo abusivo de álcool foi de 17,1%. Em Teresina o índice foi de 20,9%, sétimo maior entre as capitais, sendo que Aracaju teve o maior (28,1%).

Fonte: Hérlon Moraes / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais