25.2 C
Jacobina do Piauí
25 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Piauí é o 8º no ranking do Nordeste de nascimento de bebês prematuros

bebês nascidos prematuros - Foto: Sesapi

O Piauí ocupa o 8º lugar no ranking do Nordeste entre os estados com nascimentos de bebês prematuros. Levantamento feito pelo Cidadeverde, com dados do Ministério da Saúde, mostra que o estado reduziu as estatísticas, no entanto continua elevado o número de bebês nascidos prematuros nas maternidades e hospitais piauienses.

De 2018 para 2020, dados mais recentes, reduziu em 11%, passando de 5.523 nascimentos prematuros para 4.890 ano passado. No país, o Piauí é o 20º no ranking.

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

O levamento realizado pela reportagem levou em conta o nascimento de bebês que nasceram vivos com menos de 36 semanas.

Confira a tabela abaixo:

Apesar da redução, o número ainda é considerado alto, segundo o médico Marcos Bittencourt, diretor clínico na Maternidade Dona Evangelina Rosa. “Corresponde a cerca de um quarto dos nascimentos na maternidade”, completou o médico.

Comparado aos anos de 2018, 2019 e 2020, a taxa de nascimentos prematuros vem apresentando redução. De 2018 para 2019 houve uma redução de 4,29%. Já de 2019 para 2020 esse número chegou a 7,49%. O número ainda não é um motivo de comemoração, segundo análise diretor clínico Marcos Bittencourt.

“É um número ainda alto. Esse número se mantém, mesmo que o número de nascidos vivos tenha se reduzido. Quando se faz uma uma média do risco e do número de nascidos vivos, esse número ainda é considerado um número alto”, ressaltou o médico.

Entre as principais causas do nascimento precoce estão a infecção do trato genito urinário, a pré-eclâmpsia grave e a doença hipertensiva específica da gravidez, segundo informou Bittencourt.

Fonte: Nataniel Lima  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais