33.6 C
Piauí
31 de outubro de 2020
Cidades em Foco
Destaque Economia Geral

Piauí é o maior produtor de pó de carnaúba do país, aponta IBGE

Carnaúbas em Campo Maior, no Piauí — Foto: Ellyo Teixeira / G1 PI

A pesquisa “Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) 2019”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), colocou o Piauí como o estado que mais produz pó de carnaúba do Brasil. No ano passado, foram produzidos, no estado, cerca de 10,9 mil toneladas de pó de carnaúba, o que representa 56,4% do volume total do produto no país.

Com a larga fabricação, a pesquisa apontou que o Piauí gerou R$ 130 milhões com a venda do material no ano passado. Também foi observado na análise o crescimento da produção de 2018 para 2019, passando de 10,4 mil toneladas para 10,9 mil toneladas.

Fora o Piauí, apenas os estados de Ceará (39,57%), Maranhão (3,17%), Rio Grande do Norte (0,81%) e Paraíba (0,09%) tiveram produção do pó de carnaúba em 2019.

Município com maior produção

Apesar do Piauí ser o principal estado produtor, o município com maior volume e valor de produção é Granja, no Ceará. A cidade fabricou 1,6 mil toneladas do pó de carnaúba, no valor de R$ 17 milhões.

Porém, quatro municípios piauienses estão na lista dos dez maiores produtores de pó de carnaúba do país. São eles: PiripiriCampo MaiorCastelo do Piauí e Nossa Senhora de Nazaré.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais