31.7 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em Foco

Piauí é o primeiro estado do Nordeste a receber o Manbol

Acontece nos dias 25 e 26 de março, o primeiro Congresso de Manbol do Piauí. O estado foi o primeiro da região Nordeste a receber a modalidade esportiva e irá realizar o evento em uma escola municipal de Teresina.

Com treinamento acontecendo no Parque da Cidadania aos finais de semana, o Manbol chega aos poucos na capital do Piauí. “A Federação daqui estar se consolidando, então estamos capacitando os profissionais com treinamento”, disse a Presidente da Federação Paraense de Manbol, Poliana Nunes. A presidente conta ainda que o Piauí já possui arena personalizada e todo o material necessário.

“Estamos também fazendo uma mobilização nas faculdades e universidades com o intuito de que mais pessoas conheçam a modalidade, participando do congresso, que na oportunidade será realizado um torneio entre os participantes com premiação em dinheiro”, acrescenta Poliana.

O Manbol é um esporte consideravelmente novo, criado em 2004 na cidade de Belém do Pará, por Rui Hildebrando. O esporte surge a partir de uma adaptação de uma brincadeira comum entre crianças da região amazônica, que consistia em jogar mangas (fruta tropical comum no Piauí e no Brasil) uma para as outras.

Segundo a Federação Internacional de Manbol (FIMANBOL), o Manbol é um esporte contagiante e fácil de jogar que combina raciocínio lógico e agilidade, único no mundo que é praticado com duas bolas ovais.

“O Piauí ganha com o Manbol, modalidade esportiva que trabalha todo o corpo e mente, excelente para cognição e coordenação motora, por ser jogado com duas bolas. Um esporte descontraído que atrai a todas as idades e de com baixo custo de acesso”, disse o presidente da Federação de Manbol no Piauí, Nei Pereira.

A quadra para prática do Manbol mede 10 metros de comprimento, por 5 metros de largura. É dividida ao meio, por uma rede de 1,65m de altura. 2 metros antes da linha de fundo, existe uma linha que demarca o fim de uma área chamada 2-L.

O grande diferencial e, ao mesmo tempo, característica do Manbol é a bola, que possui um formato único, semelhante a um grande grão de arroz. O formato da bola foi definido em uma tentativa de se aprimorar o jogo, inicialmente disputado com mangas.

De acordo com a Presidente da Federação Manbol do Rio de Janeiro e Diretora Geral Manbol, Emili Barbosa, o esporte já esteve em alguns países da América Latina e em outros estados brasileiros, apresentando a modalidade e abrindo federações em todo o país.

“O Piauí está sendo o pioneiro aqui no nordeste a consolidar federação de Manbol”, afirma. Emíli disse ainda que esteve na Secretaria de Esportes e Lazer de Teresina (SEMEL) e o secretário Renato Berger, garantiu apoio à implantação da modalidade em Teresina e já agendou visita à Secretaria de Estado da Educação (SEDUC). “A ideia é implantar a modalidade nas escolas estaduais do Piauí”, completa.

O objetivo do Manbol é similar ao do vôlei, o jogador tem que arremessar a bola na quadra do adversário por cima da rede com o objetivo de defini-la no campo oposto. A diferença é que se joga com duas bolas simultâneas. Por isso, existem critérios de pontuação diferentes.

Mais sobre o Manbol

As principais regras do Manbol são: 1) o primeiro saque é realizado atrás da linha de fundo da quadra (zona de saque) e, obrigatoriamente, deve ter como objetivo arremessar a bola dentro da área 2-L do time adversário; 2) o segundo saque pode ser feito de dentro da área de jogo até o limite da linha 2- L; 3) os arremessos das bolas só podem ser realizados abaixo da linha do ombro, ou paralelo a ele; 4) a recepção da bola pode ser realizada com uma ou com as duas mãos, e também é permitido o toque em outra região do corpo, para acolhimento da bola. Porém, não é permitido o toque com os pés na bola; 5) caso ambos os jogadores definem bolas de igual forma na mesma jogada, haverá a Naturalidade (ninguém pontua).

Da Redação / Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais