33.2 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Piauí é “regular” e Teresina “ruim” em ranking de transparência de gastos com Covid-19

A  ONG Transparência Internacional divulgou o ranking dos estados e capitais  brasileiras que divulgam de forma mais transparente  informações sobre contratações emergenciais feitas em resposta à pandemia da Covid-19.

A ideia do ranking, que   elaborou uma escala de pontuação que leva em conta critérios do Guia de Recomendações para Transparência de Contratações Emergenciais em Resposta à Covid-19, produzido pela entidade junto do Tribunal de Contas da União, é promover as melhores práticas de transparência. Os dados foram coletados entre os dia 12 e 19 de maio.

Na avaliação que vai de “ótimo” a “péssimo”, o  Piauí aparece na lista no 18º lugar, com  status “regular” e 53,1 pontos. Os estados de São Paulo e Roraima são as unidades federativas do Brasil menos transparentes, segundo levantamento.

Já Teresina ficou na 19ª  colocação, com 34,1 pontos, e a situação “ruim”.  A capital do Piauí ficou a frente no quesito transparência apenas das capitais Boa Vista (RN), Manaus (AM), Macapa (AP), Curitiba (PR), Natal (RN), Florianópolis (SC), Balém (PA), que tem nota “péssima”.

O órgão avaliou se as informações são disponibilizadas de forma clara, fácil e acessível. “Avaliamos como os portais de 26 governos estaduais, do Distrito Federal e de 26 capitais trazem informações sobre contratações emergenciais de forma fácil e ágil. O resultado é uma pontuação de 0 a 100 em que os mais transparentes são aqueles que mais se aproximam da nota máxima. Não basta disponibilizar informações na internet se elas se encontram, por exemplo, dispersas, incompletas e, principalmente, escondidas em páginas com pouca visibilidade”, diz a entidade.

 Além disso, a Transparência Internacional avaliou os canais criados pelos entes públicos para recebimento de denúncias e de pedidos de acesso à informação.

A Transparência Internacional é uma organização não-governamental internacional que luta por “um mundo no qual governos, empresas, a sociedade civil e a vida das pessoas sejam livres de corrupção”

O ranking da entidade será atualizado regularmente.

Izabella Pimentel
Com informações da Folhapress

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais