22.7 C
Piauí
9 de agosto de 2022
Cidades em Foco
GeralPiauí

Piauí é segundo estado do Nordeste e o sexto do país com maior índice de isolamento social

Avenida Frei Serafim, no Centro de Teresina — Foto: Alejandro Fernandes/TV Clube

O Piauí é o sexto estado do Brasil e o segundo do Nordeste com o maior índice de isolamento social, segundo a startup In Loco. Segundo os dados fornecidos pela empresa, no último sábado (4), em média 60,5% dos piauienses respeitaram as medidas de proteção contra o novo coronavírus e permaneceram em casa. O estado possui, até o momento, cinco óbitos e 31 casos confirmados da Covid-19.

Conforme o mapa informado pela startup, no Nordeste, o estado onde a população segue com maior rigor a quarentena é o Ceará, com um índice de 61,7%. No país, os estados com o maior número de pessoas em isolamento social são: Distrito Federal, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará.

Mapa com os índices de isolamento social — Foto: Divulgação /Governo do Piauí

Mapa com os índices de isolamento social — Foto: Divulgação /Governo do Piauí

O presidente da Empresa de Processamento de Dados de Teresina (Prodater), Eduardo Aguiar, explicou que o levantamento é feito através do georeferenciamento das pessoas via satélite. No último sábado (4), o isolamento social voltou a crescer na capital piauiense e atingiu 61%.

“Nós estamos realizando um monitoramento através do georeferenciamento dos aparelhos celulares para toda a cidade. Nós conseguimos fazer isso por região. Quando a pessoa passa mais de sete horas por dia em um local, o sistema identifica que é a sua residência. Quando ela locomove 450 metros, o sistema identifica que houve um descumprimento do isolamento social”, comentou.

O governador Welington Dias chegou a comunicar que pretende usar o equipamento de geolocalização para detectar aglomerações e fluxo de pessoas neste período da Semana Santa. Segundo ele, as medições ocorrerão principalmente nas cidades de Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano.

“Identificando as aglomerações, vamos encaminhar equipes para tomar as devidas providências. Será um ano diferente e por isso, nesta Semana Santa vamos evitar viajar”, declarou.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais