27.8 C
Jacobina do Piauí
28 de março de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Piauí encontra-se em alerta para temporais e rajadas de vento, revela Inmet

Foto: Juciran Sousa

O Estado do Piauí como um todo encontra-se em zona de alerta de perigo para risco de temporais e rajadas de vento, conforme os avisos meteorológicos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta vale para as próximas 24 horas e é de chuvas intensas com alto grau de severidade.

Os ventos podem variar a uma velocidade de 60 a 100 quilômetros por hora e a precipitação em 24 horas pode chegar a até 100 milímetros. O alerta detalha que há riscos de corte de energia elétrica, que da de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O aviso vale para todo o Sudeste, Centro-Norte, Sudoeste e Norte piauiense, e abrange também outras regiões como a Chapada Diamantina, o Norte, o Sul, o Oeste e o Sudoeste baiano. Aqui no Piauí, não entanto, não significa que as chuvas cairão em todo o Estado. Segundo explica a meteorologista Sônia Feitosa, da Semar (Secretaria Estadual de Meio Ambiente), as maiores precipitações devem se concentrar em Teresina e na região Norte do Piauí.


Foto: Reprodução/Inmet

“Em Teresina, deve chover de hoje até as primeiras horas de amanhã. Em Esperantina também tem expectativa de chuva e na região de Piripiri. Essas chuvas geralmente começam de tarde, por causa do calor acumulado, e entram pela noite. Já na região Sul, deve chover também, mas em menor intensidade”, diz Sônia.

Ainda segundo a meteorologista, essas fortes chuvas que vem sendo registradas no Norte do Piauí se devem à ação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que nada mais é que a confluência dos ventos do Oceano Atlântico que vêm tanto do Norte quanto do Sul e quando chegam à região geram uma grande umidade que resulta em chuva.

Como essa ZCIT deve permanecer nas semanas seguintes agindo no céu do Piauí, isto significa que este mês de março e o próximo mês de abril serão de mais chuvas volumosas. Conforme explica Sônia Feitosa, março já é tradicionalmente o período mais chuvoso do Estado, concentrando médias de precipitação acima dos 200 milímetros. Abril não deve ficar atrás, embora já haja uma leve queda nos índices pluviométricos.

Por: Maria Clara Estrêla\portal O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais