31.4 C
Jacobina do Piauí
19 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

Piauí envia 45 mil EPIs e 30 mil testes rápidos da Covid-19 para o Amazonas

Piauí cede 45 mil EPIs para o Amazonas — Foto: Divulgação/Sesapi

O Governo do Piauí enviou, nesta quinta-feira (14), 45 mil Equipamentos de Proteção Individual e (EPIs) e 30 mil testes rápidos para o Amazonas, que enfrenta um colapso no sistema de saúde por conta do avanço dos casos de Covid-19. O estado está com hospitais e cemitérios lotados, além de falta de oxigênio em unidades de saúde.

A capital amazonense, Manaus, já registra, em janeiro, um número recorde de internações pela Covid-19 desde o início da pandemia. Para ajudar a desafogar o sistema de saúde, Teresina vai receber 30 pacientes, de acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque.

Governo por meio da Sesapi cede material para estado do Amazonas — Foto: Divulgação/Sesapi

Governo por meio da Sesapi cede material para estado do Amazonas — Foto: Divulgação/Sesapi

Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), através do acordo de cooperação entre estados durante a pandemia, cedeu 10 mil aventais impermeáveis manga longa; 15 mil protetores faciais; 10 mil máscaras N95; 10 mil máscaras triplas descartáveis e 30 mil testes rápidos para auxiliar o combate à Covid-19 no Amazonas.

“Estamos sensíveis à situação dos nossos irmãos amazonenses e, dentro desse espirito fraternal, estamos colaborando com a cessão de Equipamentos de Proteção Individual e testes rápidos Covid para amenizar o sofrimento deles”, afirmou o secretário estadual de saúde do Piauí, Florentino Neto.

Pacientes Covid-19 serão transferidos

O Governo do Amazonas informou que pelo menos 235 pacientes internados com Covid-19 serão levados a outros 6 estados para receber atendimento médico devido ao colapso no sistema de saúde local.

A capital amazonense passa por um aumento dramático no número de casos, internações e mortes por Covid-19 — a média móvel de mortes cresceu 183% nos últimos 7 dias.

O G1 presenciou médicos e acompanhantes transportando cilindros nos próprios carros para levar aos hospitais. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, visitou o Amazonas nesta semana e afirmou que Manaus é “prioridade nacional neste momento”.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais