25.2 C
Piauí
6 de junho de 2020
Cidades em Foco
Geral Piauí Saúde

Piauí inicia contratação de UTIs em hospitais privados para tratar a covid-19

Foto: Arquivo/CidadeVerde.com

O governo do Estado já alugou dez leitos de UTIs na rede privada de Teresina, dos 60 previstos em um chamamento público disponível no Diário Oficial do Estado. Todos são para o tratamento da covid-19. Além das UTIs, leitos em apartamentos de hospitais particulares também estão sendo alugados. Dez já estão disponíveis dos 30 previstos no chamamento.

Segundo a Secretaria de Saúde, por conta da necessidade de ampliação da rede, o chamamento público ficará aberto até preencher o total requisitado.

“Estamos vendo o esgotamento crescente na rede privada e na rede pública. Por isso mesmo, as nossas equipes estão mobilizadas diuturnamente para ampliar os leitos de UTI e estabilização para atender as pessoas que necessitem de apoio de suporte avançado”, afirma o secretário de saúde, Florentino Neto.

Segundo o gestor, a medida foi tomada levando em conta a alta concentração de casos da doença em Teresina e também a ocupação crescente dos leitos existentes em toda a rede, que já está no patamar de 49,65%.

“Já aumentamos o número de leitos públicos no estado, município, federação e o Hospital São Marcos está incluído nessa operação com leitos disponíveis pelo SUS para atendimento de Covi-19”, destaca Florentino.

Segundo ele, o aluguel de leitos abre a possibilidade de atender pacientes do Sistema Único de Saúde também na rede privada.

“Nós não podemos esperar que as coisas aconteçam. Alugamos os primeiros leitos e estamos em tratativas para alugar ainda mais para que eles fiquem disponíveis e com equipes disponíveis para serem usados por quem precisar, afirma.

Hérlon Moraes (Com informações da Sesapi)

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais