30.6 C
Jacobina do Piauí
26 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Piauí já liberava funcionamento de empresas, afirma Junta Comercial

A Junta Comercial do Piauí já cumpria a liberação de funcionamento de empresas de médio e baixo risco antes mesmo da publicação do governo federal, que na quarta-feira (12) divulgou lista com 287 atividades econômicas que não precisarão de autorizações prévias para funcionar.

Em entrevista à TV Cidade Verde, a presidente da Junta piauiense, Alzeni Porto, informou que no Piauí, todas as atividades de médio e baixo risco já tinham essa modalidade de dispensar a vistoria. “A gente já liberava esses alvarás, esses atos de conformidade e passava para a etapa  seguinte”, destacou. “Para a gente não houve novidade”.

Segundo Porto, as empresas de baixo risco recebem de imediato a liberdade de trabalho. As de médio risco são liberadas e a vistoria é feita posteriormente. Enquanto que para as de alto risco é necessária uma vistoria prévia.

Alzenir informa que a consulta junto ao poder público municipal continua sendo necessária. “A formalização continua, é necessário deferimento da prefeitura. É uma consulta de viabilidade que no Piauí já é deferida de imediato, no mesmo dia recebe”, lembra.

Para a presidente da Junta, quem ganha com a desburocratização o empreendedor. “Não podemos esquecer que quem move a economia são as empresas, os empreendimentos. Temos que atrair esses empresários para o mercado, para que possamos gerar mais empregos, arrecadar mais impostos e desenvolver a economia”, destaca.

Ainda de acordo com a Junta, até maio de 2019 foram abertas no Piauí cerca de 7,5 mil empresas. O tempo médio necessário para a abertura é de duas horas. “Nós somos a segunda melhor junta do país”, afirmou Alzenir.

Fonte: Valmir Macêdo / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais